Cícero Lucena entrega novo prédio do Caps AD David Capistrano Filho, com estrutura moderna para ser referência no atendimento de pessoas com transtornos

0

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (7), o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD III) David Capistrano da Costa Filho, em Tambauzinho. O equipamento ganhou uma estrutura nova, com ambientes climatizados e espaços para o atendimento de uma equipe multiprofissional, para ser referência no acolhimento humanizado de usuários com transtornos – pessoas que fazem uso abusivo de álcool e drogas.

“Esse equipamento é fruto do nosso olhar humanizado para a saúde, de uma equipe. Tudo isso pode ser feito de forma diferente, sem dúvida nenhuma, só que a mais competente e a que dá melhor resultado é com o carinho, é o respeito, é o cuidar das pessoas. E é essa nossa função, não só salvar a vida, mas dar qualidade de vida às pessoas. Porque nós sabemos do grau da importância que representa nas nossas vidas – a questão da saúde. Então, temos que ter a capacidade de fazer uma saúde preventiva, curativa, para que a gente possa garantir a paz, a tranquilidade para o paciente”, afirmou o prefeito, durante solenidade, que também contou com participação do vice-prefeito Leo Bezerra.

O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, lembrou que esse já é o terceiro Caps reconstruído pela Prefeitura de João Pessoa. “Uma das doenças mais endêmicas do Brasil, são as doenças psiquiátricas, as doenças mentais, as patologias mentais. Entregamos, aqui, um Caps, já é o terceiro que o prefeito entrega, reformado, reestruturado. Além disso, ele já entregou um Centro de Práticas Integrativas, lá no Valentina Figueiredo, também reestruturado e reformado. É dando importância ao que é importante. Vamos cuidar da saúde mental do povo de João Pessoa”, afirmou o secretário.

Ana Carolina, diretora do Caps AD III, explicou que o serviço funcionava em outro prédio e o atendimento é ofertado por meio de demanda espontânea, 24 horas, todos os dias da semana, com médico e consultas clínicas. O espaço ainda conta com agente social, psicólogo, psiquiatra, oficineiros para atividades, exercício físico, além de educadores.

“Aqui, foi de suma importância esse equipamento, porque a gente precisava muito do espaço, para que eles tivessem os leitos deles 24 horas, para que a gente tivesse espaço para fazer nossas oficinas, nossas atividades, eles fazerem também exercício físico diário, já que o outro local não tínhamos isso, não tinha acesso adequado”, explicou.

Estrutura – O Caps conta com ambientes climatizados, sala de observação, de oficinas, para atividades laborais, sala de enfermagem, refeitório, cozinha, nutricionista, sala multiprofissional, farmácia e consultório médico.

Secom JP

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.