Detran-PB reprova 48 veículos escolares durante vistoria

0

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) deram continuidade às vistorias do primeiro semestre de 2024, para fiscalizar os transportes escolares dos municípios do estado. No último fim de semana, de um total de 132 veículos fiscalizados, 48 foram reprovados e 84 foram aprovados, o que corresponde a aproximadamente 63%.

As vistorias são realizadas desde 2013, reunindo ônibus, vans e automóveis. No sábado passado (13), a fiscalização ocorreu simultaneamente nas Ciretrans de Conceição e Teixeira, envolvendo os transportes escolares de 14 municípios. Nesse domingo (14), a vistoria foi realizada em João Pessoa e Santa Rita, englobando os veículos de seis cidades.

Segundo o coordenador de Fiscalização do Transporte Escolar do Detran-PB, Dilo Alves, os veículos reprovados podem fazer as devidas correções e solicitar uma inspeção extra, fora do calendário pré-programado. “Os itens que mais reprovaram no quesito veículos foram: pneus sem condições de tráfego, extintores vencidos e assentos danificados. Já no tocante aos motoristas, a maioria trafega sem comprovação do curso específico de condutor de transporte escolar”, esclareceu Dilo.

Duas equipes de vistoriadores do Detran-PB, participaram da fiscalização. Compostas pela autarquia de trânsito, em parceria com o MPPB e demais órgãos envolvidos, elas atuarão nos finais de semana até junho deste ano. Em maio, será divulgado o calendário para o segundo semestre.

A fiscalização é feita pelo Detran, com o apoio do MPPB, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq). Dando continuidade ao calendário, as próximas inspeções serão realizadas nos dias 27 e 28 deste mês, nos municípios de Cuité, Mamanguape e Sapé.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.