Israel entra em estado de alerta após assassinar general iraniano

0

O exército de Israel está em estado de alerta devido ao receio de uma possível retaliação por parte do Irã, após o assassinato de Seyed Razi Musavi nesta segunda-feira (25), um dos comandantes do Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica (CGRI) do Irã, em um ataque aéreo israelense nos arredores de Damasco, na Síria. A informação é do canal iraniano HispanTV

De acordo com informações citadas por fontes militares e veículos de imprensa israelenses, o país está se preparando para enfrentar uma resposta do CGRI, incluindo a possibilidade de ataques com mísseis. O jornal israelense Jerusalem Post comunicou que “Israel espera uma resposta no front norte ao assassinato do comandante iraniano em solo sírio.”

O ataque aéreo que resultou na morte do conselheiro sênior da Guarda Revolucionária do Irã, conhecido como Sayyed Razi Mousavi, ocorreu nesta segunda-feira. Mousavi desempenhava um papel crucial na coordenação da aliança militar entre a Síria e o Irã, conforme revelado por três fontes de segurança e pela mídia estatal iraniana.

A televisão estatal do Irã interrompeu sua programação habitual para anunciar a morte de Mousavi, descrevendo-o como um dos conselheiros mais antigos da Guarda na Síria, que acompanhava o general Qassem Soleimani, morto em um ataque de drones dos EUA no Iraque em 2020.

A Guarda Revolucionária do Irã condenou veementemente o ataque e emitiu um comunicado afirmando que Israel pagará pelo crime. “Sem dúvida, o regime sionista usurpador e selvagem pagará por esse crime”, declarou a Guarda em um pronunciamento lido na TV estatal.

Brasil247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.