Viva Usina traz lendas da música paraibana neste final de semana

0

O projeto Viva Usina vai abrir espaço neste final de semana para apresentações de lendas da música paraibana como Gel Venttannia, Odete de Pilar e o Berimbaobab Brasil que tem na sua formação ícones da cultura do Estado como Adeildo Vieira, Glaucia Lima e Vant Vaz, dentre outros.

Na sexta-feira (11), às 20h, no Palco Bonde, a multiartista Gel Venttannia apresenta o show ‘Lendária (Acústica)’, com músicas autorais que celebram seus 42 anos de carreira. O espetáculo conta com a participação especial do baterista Guga Grimaldi e Rogéria Araújo, e mistura rock e blues com batidas regionais. Gel Venttannia resgata grandes sucessos da sua antiga banda Anjo Louco e do álbum ‘Iluminando’, além de canções inéditas.

Já no sábado (12), também às 20h, na Tenda da Música, o Berimbaobab Brasil traz o som que une as culturas de três continentes: África, América e Europa. O projeto foi fundado em 2012 no Senegal, envolvendo artistas paraibanos, senegaleses e franceses. A música do Berimbaobab combina as tradições africanas, paraibanas e indígenas, com canções autorais, de outros artistas paraibanos e africanos, além de canções tradicionais dos povos originários do Brasil e da etnia Diola, do Senegal. O grupo tem em sua formação atual Adeildo Vieira, Glaucia Lima, Erivan Araújo, Soraia Bandeira, Izzah Ribeiro, Vant Vaz, Ayleen Vant, Karla Oliveira, Beto Preah, Jorge Negão, Cassicobra, Rudá e Uaná Barreto.

No domingo (13), às 19h, na Sala Vladimir Carvalho, a cirandeira e coquista Odete de Pilar apresenta o show ‘Ela Está No Meio de Nós’, que marca seu retorno aos palcos. A concepção artística foi elaborada com base na oralidade, performance e voz da mestra Odete, repleta de coletividade e ancestralidade. Fruto de pesquisas científicas desenvolvidas por Joan Saulo do Monte nos últimos dois anos, a apresentação promove o enaltecimento e a difusão de Odete de Pilar como uma das maiores vozes da cultura popular paraibana.

Mundoo Veganoo

De sexta a domingo (11 a 13), das 16h às 22h, na área externa da Usina Energisa, acontece a Mundoo Veganoo, uma feira paraibana de culinária vegana e produtos exclusivos veganos de todos os setores e segmentos. A feira acompanha o crescimento do mercado vegano no país e no mundo, que visa proteger os direitos dos animais e o meio ambiente, além de promover uma vida mais saudável.

A TV Viva Usina

Outra novidade desta semana é a estreia da TV Viva Usina. O programa traz a cobertura completa do primeiro mês da ocupação cultural da Usina Energisa. O material conta com entrevistas, trechos das apresentações, a movimentação das feiras criativas e tudo mais que ocorreu em julho. O programa também terá exibições em canal aberto através da TV Assembleia.

Assista o primeiro programa no link https://www.youtube.com/watch?v=uqAzYu_kJGk

O projeto Viva Usina, que é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.