Viva Usina traz feira criativa, gastronômica e espetáculos circenses neste final de semana

0

A Usina Cultural Energisa recebe neste final de semana mais apresentações culturais no projeto Viva Usina, que oferece ao público uma programação diversificada e gratuita, com feira criativa e gastronômica, feira de artes impressas e publicações independentes, performance artística e espetáculos circenses. As apresentações ocorrem na sexta e no domingo. Já a feirinha acontece nos dois dias e também no sábado (22), sempre das 16h às 22h.

A Feira Mira Miró é um projeto de difusão e comercialização de artes impressas e publicações independentes, que tem como objetivo dar visibilidade para as produções autorais das mais diversas artes: livros, pinturas, ilustrações, colagens, cartonagem, zines, lambe-lambe, fotografias, revistas, cordéis, gravuras, encadernações, quadrinhos, serigrafia e muito mais. A feira já teve quatro edições em seu formato completo, e outras edições em formato pocket, reunindo mais de 200 expositores.

Atrações circenses

No Palco Bonde, o público poderá conferir duas atrações circenses. No dia 21 de julho, às 16h, o palhaço Salsicha apresenta o espetáculo “TrupeÇando – a trupe de um homem Só”, que traz números de teatro e circo a partir da sua própria trajetória repleta de tropeços e conquistas. O artista viaja em uma Kombi-casa chamada Beija-Flor, levando seu espetáculo pelas ruas, praças, escolas e lugares alternativos das mais diversas comunidades do Brasil.

Já no dia 23 de julho, às 16h, a palhaça Sapeca apresenta o espetáculo “Projeto Pano de Cuscuz – Uma Homenagem Para Ela”, que é uma tentativa de lidar com a perda da sua filha e maior companheira. O espetáculo parte desse lugar de renascimento de uma palhaça-mãe, que se enche de emoções antigas e recém chegadas, fazendo uma homenagem para a pequena Sapeca que nos deixou precocemente.

Exposição fotográfica

Você já imaginou conhecer as histórias de mulheres negras, candomblecistas, que há 200 anos mantêm uma tradição de luta e resistência na Bahia? Essa é a proposta da exposição fotográfica do artista Lucas Mendes, que está em cartaz na Galeria Alexandre Filho até o dia 6 de agosto. A mostra reúne uma série de fotos feitas em 2019, durante o festejo da Boa Morte, em Cachoeira, na Bahia. As imagens capturam as mãos dessas mulheres, que fazem parte da Irmandade Boa Morte, e revelam suas relações com as narrativas negras no Brasil. A exposição é gratuita e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h.

Conteúdo multimídia complementa a programação

Além das atrações presenciais, o projeto Viva Usina também conta com um conteúdo multimídia para você ficar por dentro de tudo o que acontece na Usina Cultural Energisa. Você pode conferir um zine mensal com detalhes da programação e um programa de TV com a cobertura das apresentações e depoimentos dos que aproveitam o evento. O programa estreia em agosto e o conteúdo multimídia está disponível no site e nas redes sociais da Usina Cultural Energisa.

O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.