Viva Usina abre programação com exposição, Rap, Hip Hop e brincadeiras populares

0

O Viva Usina inicia, neste final de semana, a programação cultural do mês de julho do projeto. E, para abrir os trabalhos, o primeiro final de semana vai contar com abertura de exposição fotográfica de Lucas Mendes, com o rap e hip hop dos Menestréis MCs e a contação de histórias do Grupo Arretado. Toda a programação tem entrada gratuita.

Ao todo, o projeto terá mais de 80 atrações nos quatro meses de ocupação cultural, que vai até novembro. A iniciativa prevê a geração de 1.600 empregos diretos, com estimativa de um impacto econômico de R$ 3 milhões e público de 45 mil pessoas.
Todas as atrações do projeto Viva Usina foram escolhidas via edital. Os mais de 700 projetos inscritos foram avaliados por um júri especializado dos diversos setores da cultura.

Exposição fotográfica

O fotógrafo e artista Lucas Mendes apresenta sua exposição com uma série de fotos feitas em 2019, durante o festejo da Boa Morte, em Cachoeira, na Bahia. As fotos mostram as mãos de mulheres negras, candomblecistas, que fazem parte da Irmandade Boa Morte, uma tradição de luta e resistência há 200 anos. A exposição busca evidenciar as histórias dessas mulheres e suas relações com as narrativas negras no Brasil. A exposição acontece na Galeria Alexandre Filho, de 8 de julho a 6 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 18h.
Rap e Hip Hop

Os Menestréis MCs, grupo de rap e hip hop de João Pessoa, que mistura vários subgêneros e valoriza a cultura nordestina e periférica, fazem um show na Tenda da Música, no dia 8 de julho, às 20h. O show é uma prévia do álbum ‘Favela Novos Astros’, que traz músicas inéditas e muita energia. Para o Viva Usina, o grupo propõe uma apresentação visualmente impactante e de ritmo enérgico, com muita musicalidade em cima de versos, poesias e flows.

Teatro com palhaços e brincadeiras populares

O grupo de teatro Arretado Produções Artísticas, que faz 25 anos em 2023, apresenta no Palco Bonde, no dia 9 de julho, às 16h, o espetáculo ‘Troca-se Histórias por Brincadeiras’. O espetáculo conta a história de Dengoso, um palhaço sem circo, e seu sobrinho Pitoco, um garoto músico e brincalhão, que viajam pelo mundo brincando e contando histórias. O espetáculo interativo resgata brincadeiras populares e valoriza a diversidade, a brasilidade e a cultura local.
Conteúdo multimídia

Além das apresentações o projeto Viva Usina vai contar com um conteúdo multimídia composto por um zine mensal com detalhes da programação e um programa de TV com a cobertura das apresentações e depoimentos dos que aproveitam o evento.
O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.

Serviço: Abertura da programação do Viva Usina
Exposição ‘Com Quantas Mãos se Constrói Uma História (Iroko)’, de Lucas Mendes
De 08/07 a 06/08 (Galeria Alexandre Filho)
De terça a domingo, das 9h às 18h.

Menestréis MCs: Show de pré-lançamento do álbum Favela Novos Astros
08/07 – 20h (Tenda da Música)

Grupo Arretado: Espetáculo ‘Troca-se Histórias por Brincadeiras’
09/07 – 16h (Palco Bonde)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.