Pós-graduação do UNIESP agrega conhecimento e humanização na saúde

0

Em um mundo cada vez mais acelerado, em que a tecnologia e a inovação são constantes, é importante lembrar que o cuidado com o ser humano deve sempre estar em primeiro lugar. E é exatamente essa a proposta da pós-graduação em Cuidados Paliativos oferecida pelo UNIESP.

Essa especialização é voltada para profissionais da área da saúde que buscam aprimorar seus conhecimentos em cuidados paliativos, com o objetivo de proporcionar um atendimento mais humanizado e efetivo a pacientes que possuem doenças crônicas ou em estágio avançado.

A pós-graduação em Cuidados Paliativos oferecida pelo UNIESP forma profissionais capacitados a lidar com as complexidades desse tipo de atendimento, dentro de uma visão de atenção integral e humanizada aos pacientes, assim como aos seus familiares, em qualquer fase da doença.

Com um corpo docente qualificado e experiente, os alunos são estimulados a desenvolverem habilidades específicas na área, tais como comunicação efetiva, gerenciamento de sintomas e de dor, tomada de decisões éticas e culturalmente adequadas.

Se considerarmos o aumento da expectativa de vida da população brasileira e o consequente aumento das doenças crônicas, que muitas vezes podem ser tratadas, mas não curadas, profissionais com a formação em Cuidados Paliativos tornam-se ainda mais necessários. Nesse cenário, a pós-graduação em Cuidados Paliativos oferecida pelo UNIESP é uma das mais completas e atualizadas do país, sob a coordenação das professoras Elizabeth Albuquerque e Edjanece Guedes.

Segundo Elizabeth Albuquerque, a pós-graduação em Cuidados Paliativos do UNIESP foi especialmente desenvolvida para oferecer aos profissionais da área da saúde uma formação com uma abordagem interdisciplinar, preparando o aluno para atuar ativamente em equipes multidisciplinares.

Já Edjanece Guedes lembra que os cuidados paliativos estão cada vez mais integrados nos cuidados aos pacientes, sem esquecer do apoio às famílias que muitas vezes não sabem e não estão preparadas para lidar com determinados tipos de doenças e seus estágios. Qualidade no atendimento e humanização devem estar de mãos dados em prol do bem-estar por aqueles acometidos doenças graves e/ou crônicas.

Conforme destaca a professora Elizabeth Albuquerque, a formação em Cuidados Paliativos é uma ferramenta importante para quem é da saúde. Para os profissionais, segundo ela, é uma forma de ampliar as oportunidades de atuação na área; para os pacientes significa respeito, dignidade e, principalmente, alívio ao sofrimento físico e emocional.

O curso tem duração de 18 meses e é composto por disciplinas teóricas e práticas, além de estágio supervisionado em instituições especializadas em cuidados paliativos. Além disso, a pós-graduação em Cuidados Paliativos do UNIESP está alinhada às tendências mundiais em saúde, que sempre orientam para uma abordagem mais holística e humanizada no cuidado com o paciente. As aulas são presenciais, com encontros mensais e carga horária total de 360 horas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.