Outubro Rosa: ALPB promove ação de prevenção ao câncer de mama

0

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (25), um encontro para comemorar a campanha de conscientização Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama durante todo o mês de outubro.

O encontro foi realizado pelo Departamento de Assistência Médica em conjunto com a Divisão de Psicologia da ALPB. O evento contou atividades educativas ministradas por profissionais médicos e psicólogos.

“Falamos sobre a necessidade da prevenção, pois sabemos que há uma chance muito grande de cura para quem busca prevenir, e  incentivamos as mulheres da Casa Legislativa para evitar a incidência desse tipo de câncer. Abordamos a questão do auto conhecimento e também os exames de mamografia que têm a capacidade de diagnóstico muito alto”, ressaltou a diretora do Departamento de Assistência Médica, Dayse Espínola Queiroga.Durante a ação, servidores do Departamento de Saúde da Casa e da Divisão de Psicologia distribuíram materiais informativos para chamar a atenção das mulheres para os exames preventivos. “O psicológico de uma mulher quando recebe o diagnóstico fica muito abalado e mexe com a saúde mental. Então, essa ação vem no sentido de fortalecer as ações que são feitas na divisão de psicologia juntamente com o departamento médico”, destacou a diretora da divisão de Psicologia da ALPB, Durvalina Rodrigues.

O câncer de mama é a neoplasia que mais mata mulheres no país. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a 90%. Por isso, os especialistas alertam que o diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de obter um tratamento eficaz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.