RIMEIRA DO NORDESTE: Cajazeiras terá unidade de processamento que transforma resíduos sólidos em materiais para construção

0

O lixo é um problema mundial, e a produção principalmente de resíduos sólidos acontece em quantidades cada vez maiores, impactando diretamente o meio-ambiente e a saúde pública. As parcerias entre governos e empresas de tecnologia têm se tornado a chave para o desenvolvimento de soluções capazes de minimizar os impactos causados pelo excesso e má destinação do lixo. Um exemplo disso acontece em Cajazeiras, no Sertão paraibano.

Está em construção no município, pela empresa ‘C R Sólidos – Combinação de Resíduos Sólidos’ – com fomento do uso da tecnologia de RTA da Silex Industrial – a primeira Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos (URE), da Paraíba e do Nordeste, com tecnologia waste-to-energy. Na próxima sexta-feira (15), às 10h, na BR-230, no Km 40, a Prefeitura Municipal de Cajazeiras e o prefeito José Aldemir entregam o início da primeira etapa da construção da primeira Unidade de URE, com investimentos da ordem de R$ 60 milhões.

A empresa ‘C R Sólidos’ também fechou parceira com a empresa EKT GLOBAL, que já tem equipamento com Tecnologia Patenteada, em Unidades de Processamento de RSU no Uruguai, na Argentina, nos Estados Unidos e no Brasil.

De acordo com Luciano Jr, da CR Sólidos, espera-se que a conclusão da Usina aconteça ainda em 2024. A Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos terá capacidade de processar 140 toneladas dia, gerando inicialmente dois componentes para o mercado. O CBSI, um produto de alto poder calorífico utilizado principalmente por cimenteiras, e a Madeira Biosintética que em muito contribuirá para diminuição do desmatamento e agregará mais um produto no mercado. “Estamos evitando desperdícios e construindo o futuro”, disse.

O prefeito José Aldemir e a deputada estadual Doutora Paula, que se orgulham por terem sido os captadores de tão importante empreendimento, estarão presentes no lançamento da primeira etapa da construção da URE acompanhados do deputado federal Agnaldo Ribeiro e da senadora Daniella Ribeiro, além de outros políticos.

Também foram convidados pela Prefeitura de Cajazeiras e pela Empresa CR Sólidos, o Governador João Azevêdo; o vice-governador Lucas Ribeiro; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, além de muitas outras autoridades locais e de outros estados.

Na atual gestão municipal de Cajazeiras, o prefeito José Aldemir tem feito um esforço importante na adoção de práticas sustentáveis, na coleta e na destinação do lixo da cidade. No quesito sustentabilidade a cidade sai na frente de todos os municípios do Nordeste com a construção da Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos.

Dados – No Brasil, assim como no resto do mundo, a geração de resíduos sólidos urbanos se mantém crescente. Em setembro de 2023 estimou-se a produção de 80 milhões de toneladas de RSU para 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.