OAB-PB elogia CMJP por aprovação de projeto que proíbe de fogos de artifício com barulho em João Pessoa

0

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), elogiou, nesta quinta-feira (07), a postura da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que aprovou o projeto de Lei Ordinária nº 181/2021, de autoria do vereador Odon Bezerra, que proíbe o manuseio, uso, queima e soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que emitam efeitos sonoros ruidosos, de estampido e de explosão na Capital.

Harrison lembrou que há mais de dois anos a OAB-PB, juntamente com o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Defensoria Pública da União (DPU-PB), já encampou essa luta, realizando a campanha “Brilho sim, barulho não” pelo uso de fogos silenciosos nas festividades de fim de ano.

“Essa é uma luta que a OAB-PB vem implementando, em parceria com algumas entidades, como o Conselho Regional de Medicina, há dois anos para garantir que os fogos não interfiram na saúde de pessoas idosas, de pessoas com problemas de saúde, de animais. Em boa hora o vereador Odon Bezerra propõe na Câmara Municipal a institucionalização definitiva da proibição. Nós parabenizamos a Câmara Municipal e ao vereador pela iniciativa”, afirmou.

O texto do Projeto aprovado pela Câmara Municipal ainda esclarece que a proibição não inclui os fogos meramente visuais, ou seja, que produzem efeitos visuais sem estampido e explosão, assim como similares que acarretam barulho de baixo grau de intensidade.

O descumprimento da propositura, que segue para sanção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), acarretará ao infrator multa no valor de R$ 2 mil, podendo ser dobrado em caso de reincidência. Já para o fabricante responsável pela distribuição, a multa será no valor de R$ 5 mil, podendo também ser dobrada em situação reincidente. Os valores serão destinados ao fundo próprio controlado pela Secretaria de Saúde Municipal, bem como ao Centro de Zoonoses de João Pessoa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.