Em reunião com direção nacional, PT mantém prévias, mas Cartaxo não dá certeza se participará da disputa interna

0

O Partido dos Trabalhadores decidiu nesta quinta-feira (7) manter as prévias para a escolha do pré-candidato da sigla à prefeitura de João Pessoa. A definição ocorreu durante reunião com a participação da presidente nacional da agremiação, Gleisi Hoffmann (PR), e do senador Humberto Costa (PE), membro da direção nacional. Da Paraíba, estavam presentes o deputado federal Luiz Couto e os deputados estaduais Cida Ramos e Luciano Cartaxo, além dos presidentes estadual, Jackson Macedo, e municipal, Marcus Túlio. No encontro, ao ver mantida a disputa interna, Cartaxo não deu certeza sobre a participação dele.

Cartaxo e Cida são os dois nomes que restaram de um processo de concorrência interna que culminaria a realização de prévias no dia 7 de abril. O deputado, no entanto, vinha tentando há várias semanas convencer a direção nacional do PT a não fazer a concorrência e optar pela definição do nome através de pesquisa. No encontro desta quinta-feira (7), o deputado Luiz Couto chegou a apresentar uma pesquisa na qual Cartaxo aparecia em segundo lugar na concorrência pela prefeitura, atrás apenas do prefeito Cícero Lucena (PP), que tentará a reeleição. Os números, no entanto, não foram considerados pela direção nacional.

De acordo com a Gleisi Hoffmann, os números das pesquisas não são absolutos para a definição de uma candidatura do PT. Eles servem sobretudo para embasar a tática eleitoral da agremiação. A conversa, por isso, progrediu para o entendimento de que deveria haver prévias e que o partido não faria composição, no primeiro turno, com o atual prefeito. O debate, então, seguiu para a discussão da unidade em torno do nome que for escolhido nas prévias. As inscrições para a participação devem ser feitas até o dia 18 deste mês.

A maior surpresa, no entanto, surgiu após uma exposição do senador Humberto Costa, concluindo que o quadro em João Pessoa estaria resolvido e que, no entendimento dele, quem sair derrotado da disputa interna vai apoiar o vencedor. Foi neste momento que o deputado Luciano Cartaxo pediu a palavra e disse que ainda não tinha definido se vai, efetivamente, disputar as prévias do partido nas eleições deste ano. A informação foi colhida pelo blog junto a lideranças que participaram da reunião. Ex-prefeito de João Pessoa, Cartaxo não atendeu às ligações e nem respondeu às mensagens enviadas pelo blog.

Caso a decisão seja mantida e o deputado decida não disputar as prévias, é provável que Cida seja a única candidata do partido inscrita para concorrer à João Pessoa.

Blog do Suetoni

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.