Opera Paraíba realiza 300 cirurgias oftalmológicas em seis dias no Hospital de Catolé do Rocha

0

O programa Opera Paraíba – uma iniciativa do Governo do Estado para tornar as cirurgias eletivas mais acessíveis à população e diminuir o tempo de espera – realizou no Hospital Regional de Catolé do Rocha, unidade da rede estadual de saúde, 300 cirurgias oftalmológicas, entre os dias 29 de fevereiro e 5 de março. Foram 239 procedimentos de correção da catarata e mais 61 cirurgias de pterígio, que consiste na remoção de uma membrana que recobre a parte branca do olho.

A iniciativa atende à demanda da população da cidade, ao mesmo tempo em que contempla pacientes de mais de 22 municípios da região. A paciente Isabel Neta, da cidade de Bom Sucesso, retornou à unidade para fazer a segunda operação oftalmológica. Ano passado, ela fez a cirurgia de catarata no olho direito e agora veio para operar o olho esquerdo. “Aqui é ótimo. Fiz minha cirurgia do primeiro olho ano passado e já estou de volta para fazer o segundo, e voltar a enxergar com qualidade, para cuidar das minhas coisas em casa,” disse.

A dona de casa Francisca Paz, outra paciente do município de Bom Sucesso, também foi operada pela segunda vez no Hospital de Catolé. “Ano passado eu operei meu olho direito e voltei a enxergar bem e hoje estou aqui para operar o outro, e ficar vendo tudo. As duas operações foram uma beleza”, afirmou.

O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, destacou a importância das cirurgias para os paraibanos da região. “Encerramos esse ciclo de cirurgias de catarata e pterígio realizado em seis dias consecutivos aqui na unidade com muita alegria e a certeza de que fizemos o nosso melhor, tanto que todos os procedimentos foram realizados com sucesso. E agora esses pacientes voltam para casa mais confiantes em fazer suas atividades de rotina enxergando muito melhor,” afirma.

Além de Catolé do Rocha, o programa Opera Paraíba também está realizando esta semana cirurgias oftalmológicas na cidade de Cajazeiras, onde contempla até esta sexta-feira (8) 275 pacientes com cirurgias de catarata e pterígio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.