Secretário Jean Nunes revela que Paraíba está comprando câmeras corporais e diz que equipamentos ajudam a proteger policiais

0

A Paraíba já está em processo de aquisição de câmeras para utilizar nos uniformes dos policiais do estado. Foi o que afirmou o secretário da Segurança e da Defesa Social (Sesds) da Paraíba, Jean Nunes, em entrevista ao programa Arapuan Verdade.

Ele disse que o processo de aquisição está em andamento e que a Sesds avançou nesse tema. “O Ministério da Justiça fez algumas reuniões e chamou para si a responsabilidade de fazer um grande processo para que os estados que tivessem interesse fizessem essa adesão e nós aguardamos. Mas, estamos sentindo a necessidade de acelerar um pouco mais nesse tema, e já estamos na fase de aquisição de algumas câmeras corporais”.

O uso das câmeras, segundo o secretário, comprova o nível de profissionalismo que as polícias estão. Para Jean Nunes, o bom policial não pode temer o uso do equipamento. “A forma que foi construída essa ideia, essa solução, já começou deturpada. A ideia que foi trazida no passado era de que as câmeras seriam para fiscalizar o policial o tempo todo. Na verdade, sabemos que defende e protege o policial em muitas ações porque nos deparamos rotineiramente com várias ocorrências em que, em algumas situações, procura se inverter a ordem das coisas, culpar o policial, dizer que houve excesso quando, na verdade, se ele está ali equipado, comprova”, analisou.

Jean Nunes afirmou que há vários casos na Lei Seca em que se tentou inverter a lógica, dizer que houve excesso da Polícia Militar e do Detran quando, na verdade, depois que as imagens são observadas, fica comprovado que não houve. “Há uma abordagem padrão e que protege os bons policiais, aqueles que são profissionais, e isso faz com que os estados procurem, cada vez mais, profissionalizar a ação desses policiais. No dia a dia de ocorrência, de abordagens, nós vamos fazer uso no nosso estado porque entendemos que é positivo no contexto geral”, concluiu.

 

ClickPB

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.