Câmara dos Deputados homenageia Manoel Junior com medalha do Mérito Legislativo

0

A Câmara Federal homenageou, nesta quarta-feira (07), o ex-deputado e ex-prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Junior (In memoriam), com a entrega da Medalha Mérito Legislativo de 2023, a mais alta homenagem oferecida pela Casa. Ao todo, 37 pessoas escolhidas por integrantes da Mesa Diretora e pelos líderes partidários foram agraciadas com a comenda e um diploma de menção honrosa. A comenda foi recebida pela víuva do ex-prefeito.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), destacou a “abrangente representatividade dos homenageados”, que inclui juristas, políticos, religiosos, professores e outras figuras proeminentes de diversos setores da sociedade. “Essa lista de homenageados é o espelho de nossa pluralidade e ressalta o imperioso papel dessa Casa de atuar de forma aberta”, disse Lira durante a sessão.

Lira afirmou ainda que a Medalha Mérito Legislativo é um “elo fundamental entre o Poder Legislativo e os indivíduos e entidades que, por meio de suas ações, contribuem para o engrandecimento do Brasil”.

A segunda-secretária da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS), afirmou que a medalha “é uma honraria concedida pelo próprio povo brasileiro”, já que tem origem na “Casa do Povo”.

Trajetória

Formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduado em cirurgia geral pelo Hospital Getúlio Vargas, Manoel Junior foi prefeito de Pedras de Fogo por quatro mandatos, deputado estadual, vice-prefeito de João Pessoa e exerceu por três mandatos consecutivos o cargo de deputado federal. Ele foi eleito deputado federal em 2006, 2010 e 2014. Em janeiro de 2017, renunciou ao mandato para assumir o cargo de vice-prefeito de João Pessoa.

Na Câmara dos Deputados, foi presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, em 2011; e 1º vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação, em 2015, entre outras atividades (confira a biografia parlamentar completa).

Também já presidiu a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), no período 1997-2002; e foi secretário-geral da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), de 1998 a 2002.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.