Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, é preso em operação que investiga interferência nas eleições de 2022

0

Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi preso de forma preventiva na manhã desta quarta-feira (09), em Florianópolis (SC). De acordo com a imprensa nacional, Vasques é alvo de uma operação que investiga possíveis interferências no segundo turno das eleições de 2022.

Em 30 de outubro, dia do segundo turno, a PRF realizou blitze em diversas regiões do país e há a suspeita que as mesmas possam ter interferido na movimentação de eleitores. O foco principal das blitze seriam cidades do Nordeste, onde pesquisas apontavam vantagem para o candidatura do então opositor ao governo Bolsonaro, Lula (PT). À época, Vasques que estava no mais alto cargo do órgão, havia declarado voto no então presidente Bolsonaro.

Um dos conteúdos que denunciaram a possível ação orquestrada com objetivo de interferir na movimentação das eleições foi gravado no município de Cuité, Curimataú paraibano. Nele, o gestor Charles Camaraense aparece em trecho da BR-104 expondo a situação. Na época, as blitze foram suspensas após decisão do ministro Alexandre de Moraes.

À época, Vasques negou interferências. Em 2023, durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os atos antidemocráticos do 8 de janeiro, o ex-chefão da PRF citou que o gestor paraibano havia “mentido descaradamente”. Em resposta, Charles afirmou que quem estava mentindo era Silvinei e o desafiou a mostrar um suposto processo citado por Vasques movido contra o paraibano.

G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.