Psicóloga do luto orienta como lidar com as emoções no Dia dos Pais

0

O Dia dos Pais é uma data que evoca memórias afetuosas e celebração do amor paterno. No entanto, para aqueles que perderam seus pais, essa data pode ser um momento delicado, permeado por saudade e emoções intensas. Neste contexto, a psicóloga especialista em luto da funerária e crematório Morada da Paz, Simône Lira, compartilha valiosas orientações para auxiliar as pessoas a encontrarem conforto durante essa data comemorativa e a vivenciarem com serenidade e acolhimento emocional.

Com ampla experiência na atuação da psicologia no contexto das famílias enlutadas que são atendidas no segmento funerário, a psicóloga orienta: permita-se sentir as emoções que surgirem, seja tristeza, saudade ou gratidão pelos momentos compartilhados. Aceitar e expressar esses sentimentos é um passo importante para a vivência do processo de luto, destaca Simône.

Além disso, a especialista em luto enfatiza a importância de recordar os bons momentos vividos com o pai, compartilhar histórias e lembranças, criando rituais de homenagem significativos. Buscar apoio emocional de amigos e familiares e cuidar de si mesmo, praticando atividades que tragam bem-estar e buscando apoio profissional, como terapia, podem ser estratégias benéficas durante esse período delicado. “Compartilhar suas emoções e memórias com pessoas próximas que também conheciam seu pai pode trazer uma sensação de apoio mútuo”, completa.

A psicóloga Simône Lira reforça que cada pessoa enfrenta o luto de forma única, e não há uma forma “certa” de passar por esse processo. O importante é respeitar suas emoções e buscar apoio quando necessário.

O Grupo Morada oferece aos clientes do Morada da Paz e da Assistência Funeral – Morada da Paz Essencial serviços de apoio ao luto que podem ser utilizados no ano inteiro e não apenas em datas comemorativas. Um dos projetos é o Chá da Saudade (bit.ly/chadasaudade), um grupo de escuta que realiza encontros uma vez por mês no qual os clientes e seus familiares, juntamente com uma psicóloga, podem dialogar sobre o luto e suas experiências.

Outra iniciativa é a plataforma Morada do Cuidado (www.moradadocuidado.com.br) que oferece apoio especializado em luto, com conteúdos, programas e recursos que auxiliam e orientam com informações seguras sobre o tema elaborado por psicólogos e profissionais capacitados no assunto. O projeto, inclusive, recebeu menção honrosa no prêmio internacional Pursuit of Excellence Award 2023, conferido pela National Funeral Directors Association (NFDA), maior associação de serviços funerários do mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.