Energisa registra 220 colisões de veículos em postes na Paraíba em 2023

0

No mês dedicado à conscientização sobre um trânsito mais seguro, a Energisa alerta sobre o abalroamento em postes e seus perigos. Somente em 2023, até o início do mês de maio, já foram registradas aproximadamente 220 ocorrências de colisões de veículos em postes. Em 2022, no mesmo período, foram 244 ocorrências. Além dos riscos à vida, os abalroamentos nas estruturas da rede elétrica, geram a interrupção do fornecimento de energia em residências, escolas, comércios e hospitais, além de causar transtornos no trânsito. Na Paraíba, João Pessoa e Campina Grande lideram o ranking com os registros de acidentes, com cerca de 55 colisões na Grande João Pessoa, seguido de Campina com 47.

A campanha Maio Amarelo tem o objetivo de conscientizar a população da importância de respeitar a sinalização, a faixa de pedestres e as leis de trânsito de forma geral, evitando assim acidentes e promovendo um trânsito mais seguro.

No primeiro quadrimestre de 2022, os abalroamentos prejudicaram o fornecimento de energia para cerca de 128 mil mil clientes. De janeiro a abril deste ano, aproximadamente 118 mil consumidores sofreram com o problema. Para minimizar esse impacto para os clientes, a Energia tem investido cada vez mais em tecnologias, automação e medidas de prevenção.

“A Energisa investe continuamente na automação da rede elétrica para reduzir o número de clientes atingidos em situações como esta. Contamos com um Centro de Operação Integrado moderno que permite esse monitoramento 24 horas por dia e quando a situação permite, realiza manobras telecomandadas, de forma remota, para restabelecer a energia elétrica com segurança e agilidade”, explica a Gerente de Manutenção e Construção, Danielly Formiga.

Outro fator relacionado aos acidentes com postes é a responsabilidade pelo prejuízo causado pelas colisões. Conforme regulação da Agência Nacional de Energisa Elétrica (Aneel), o custo pelos danos causados e substituição das estruturas avariadas (postes, transformadores, rede, etc.) é cobrado do condutor do veículo causador do sinistro.

Os cuidados devem ser redobrados nos fins de semana e feriados prolongados, quando há maior ingestão de bebidas alcoólicas, aumento do fluxo de veículos nas estradas, entre outros fatores. A incidência de chuvas também deve ser levada em consideração para evitar acidentes. Verificar os pneus e fazer a manutenção do veículo são fundamentais para assegurar uma direção segura

A Energisa alerta ainda que, havendo o abalroamento em postes, as pessoas devem evitar sair do veículo, pois pode haver risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos energizados sobre o veículo ou próximos. Além do Samu e do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que a Energisa seja imediatamente acionada para realizar todos os procedimentos com segurança. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa.

Em caso de acidente e quando houver falta de energia na rede elétrica, entre em contato com os canais da Energisa:

Call Center: 0800 083 0196
Site: energisa.com.br
WhatsApp (Gisa): (83) 99135-5540
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.