Ronaldo Alvarenga “vence” máquina municipal e preocupa grupo de Leonice para 2024 em Boa Ventura

0

O vereador Ronaldo Alvarenga (Republicanos) obteve êxito na eleição suplementar de Boa Ventura realizada no último domingo (07) e concluirá seu segundo mandado no Legislativo municipal até dezembro de 2024. No entanto, muito além do pleito de domingo, a vitória de Ronaldo foi sintomática, preocupando  o grupo da situação, liderado pela ex-prefeita Leonice Lopes e seu esposo Vital Lopes. A leitura é que Ronaldo venceu a máquina municipal e as benesses do poder.

Nos bastidores da política local, as especulações são de que a oposição saiu fortalecida com a vitória de Ronaldo, que era aliado de Leonice, mas passou a ser adversário do grupo da situação devido às eleições estaduais do ano passado, quando o vereador apoiou a candidatura de Romero Rodrigues a deputado federal, em detrimento a orientação da ex-prefeita, que votou em Hugo Mota.

Após o pleito estadual, o grupo da situação conseguiu anular a eleição para mesa diretora Câmara, que seria presidida por Ronaldo no biênio 2023/2024. As ações do grupo da situação seriam uma forma de retaliação ao voto do vereador em Romero.

Sem a presidência da Casa Antônio Leite Cavalcanti e com aliados exonerados da prefeitura, Ronaldo viveu uma espécie de caça as bruxas, sendo considerado o inimigo número um da atual gestão. Mas, a vitória de domingo lhe fortaleceu. Não só Ronaldo saiu fortalecido, mas toda a oposição, quem tem, além do vereador, nomes como do vice-prefeito André Lacerda, credenciados para disputar a prefeitura em 2024.

As urnas deram um recado claro a ex-prefeita e seu grupo.

Eleição Suplementar

A disputa foi necessária por conta da cassação dos mandatos dos eleitos em 2020. O novo pleito foi marcado por conta de uma decisão da Justiça Eleitoral que cassou seis vereadores do Republicanos, em julho de 2022, por fraude na cota de gênero. Como os vereadores cujos os mandatos foram cassados tiveram mais de 50% dos votos válidos, todos os eleitos perderam os cargos.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.