Pacto Mais e UFCG anunciam projeto de incentivo à pesquisa e inserção de estudantes e pesquisadores no mercado

0

Promover o incentivo à pesquisa, contribuir na geração de conhecimento técnico e fortalecer e valorizar o mercado local. São esses os objetivos do Pacto Labsnovo projeto da Pacto Mais, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Pacto Labs é a divisão do Grupo Pacto voltada para pesquisas acadêmicas e projetos de inovação e capacitação profissional, promovendo a publicação de artigos científicos levando sua produção para feiras, congressos e eventos, visando a valorização dos pesquisadores e dos conhecimentos fomentados e desenvolvidos pela equipe.

Inicialmente instalada na Universidade Federal de Campina Grande, a Pacto Labs pretende desenvolver novos núcleos em outras instituições, com foco em novas áreas de desenvolvimento.

O CEO do Grupo Pacto, Castro Neto, fez a apresentação da proposta de instalação do núcleo de pesquisa e inovação da empresa na instituição e destacou a importância desse tipo de iniciativa para a geração de conhecimento e o fortalecimento e valorização do mercado local.

“Como egresso da UFCG, estar aqui apresentando este projeto é uma grande satisfação. O foco do Pacto Labs é extrair da academia o melhor que ela tem e transformar isso em resultado prático, por meio de sistemas de soluções que melhorem os resultados e processos de empresas e, assim, gerem impacto na vida das pessoas”, afirmou Castro Neto. “Vamos dar aos alunos em formação acesso direto a produtos reais, de modo que as pesquisas virem produtos com resultados práticos e efetivos”, acrescentou.

Para o Emmanoel Monteiro, líder de Tecnologia de Informação da Pacto Mais, esse foi um momento para formalizar o processo de intenção e construção da parceria com a UFCG, que há anos já vem rendendo bons frutos. “Os chefes de departamento da universidade foram informados sobre as ações que desenvolvemos, para que então possam explorar as possibilidades de que podem surgir a partir dessa parceria”, explicou.

O Dr. Herman Martins Gomes, coordenador de Pesquisa da Unidade Acadêmica de Sistema e Computação da UFCG, vê com otimismo a instalação do Pacto Labs na instituição, fortalecendo e estreitando uma relação que vem desde 2017. “É uma empresa que tem colaborado conosco desde 2017, e desde então essa parceria tem evoluído, o que favoreceu o crescimento da empresa e trouxe para a universidade uma possibilidade de formação de pessoal”, avaliou.

A iniciativa também conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), como enfatizou o diretor da Unidade, Gutemberg Gonçalves. “A Pacto já tem um convênio com a Embrapii há algum tempo e vem gerando vários resultados que já estão presentes no mercado e impactando a vida das pessoas. Vejo o Pacto Labs como uma iniciativa que vem fomentar ainda mais essa interação universidade-empresa e gerar soluções que, de fato, transformem a vida das pessoas”, afirmou.

Estiveram presentes no evento o coordenador do departamento de Computação da UFCG, Dr. Tiago Lima, o coordenador de Pesquisa da Unidade Acadêmica de Sistema e Computação da UFCG, Dr. Herman Martins Gomes, o diretor da Unidade Embrapii CEEI/UFCG, Gutemberg Gonçalves, além de representantes da Pacto Mais e outros líderes internos da UFCG.

Mais detalhes sobre Pacto Labs: https://www.youtube.com/watch?v=TtEo_AoTCJs&t=13s

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.