Conselheiro aposentado do TCE, Juarez Farias morre em João Pessoa

0

Com extremo pesar, o presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fernando Rodrigues Catão demais membros e servidores comunicam e lamentam o falecimento do conselheiro aposentado e ex-presidente da Corte, Juarez Farias que faleceu na madrugada desta segunda-feira (08), em decorrência de complicações de um câncer diagnosticado em 2019. No próximo dia 23 ele completaria 88 anos. O TCE-PB decretou luto, no âmbito do Tribunal de Contas, por três dias.

O velório acontecerá a partir das 10h30, no Cemitério Parque das Acácias. Por conta das restrições sanitárias atuais o velório será limitado com a presença de 10 pessoas.

Em nome de todos os conselheiros, técnicos e demais servidores do Tribunal da Paraíba, o conselheiro Fernando Catao solidariza-se com os familiares e amigos do Conselheiro Juarez Farias desejando que a força Divina propicie o conforto e resignação diante de tão lamentável perda. “A Paraíba perde um dos homens públicos mais conceituados da Paraíba, respeitado em todo o País”, disse o presidente do TCE.

Antônio Juarez Farias  era natural de Cabaceiras (PB), nascido em 23/03/1933, economista e advogado, acumulou larga experiência de gestão pública e privada, em âmbito estadual, regional e federal. Foi secretário de Planejamento da Paraíba (1966/1969), e exerceu funções de diretor do antigo Banco Nacional da Habitação, do Banco do Nordeste, da Sudene e da Eletrobrás.

Juarez Farias foi a primeira pessoa contratada pelo economista Celso Furtado para o projeto de criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Foi vice-governador da Paraíba, com exercício do Governo por diversas vezes – julho 1970 / março 1971 – integrou delegações brasileiras em congressos, reuniões e negociações junto a governos estrangeiros e organismos internacionais da Europa, Estados Unidos, Argentina, México, Panamá e Costa Rica.

Empossado em 30/07/1991 no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba foi eleito presidente da Corte para o biênio 1995/1996. Presidiu, depois, a 1ª Câmara, no período 1999/2000; e assumiu, em 2001/2002, a Corregedoria do TCE. Aposentou-se no cargo de conselheiro em 2003.

Ensinou as disciplinas ‘Teoria do Desenvolvimento’ e ‘Elaboração e Avaliação de Projetos’ na Faculdade de Economia da Universidade Católica de Pernambuco (1965/1967). E presidiu, por duas vezes, a Academia Paraibana de Letras, no período 2006/2010.

Escritor e historiador, em 2006 Juarez Farias foi eleito presidente da Academia Paraibana de Letras e, em 2008, foi reeleito para novo mandato de dois anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.