Assembleia Legislativa aprova ‘Título de Cidadã Paraibana’ para jornalista Andréia Barros

0

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade a concessão de um ‘Título de Cidadã Paraibana’ para a jornalista Andréia Barros.

A propositura foi do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade) que, através do Projeto de Lei Ordinário (PLO) nº 372/2023, justificou a iniciativa destacando os diversos serviços prestados pela mineira em terras paraibanas especificamente através de coberturas jornalísticas nos setores de negócio e empreendedorismo.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.

Histórico

Com mais de 25 anos de profissão, Andréia Barros é jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Assessoria de Comunicação pela Estácio de Sá. Atua nas áreas de jornalismo de negócios, assessoria de imprensa corporativa e de eventos culturais e empresariais na Paraíba, onde reside há 15 anos.

Em sua experiência na imprensa, já atuou em rádio, jornal impresso, revista, site, TV, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e na Paraíba. Entre as principais premiações, conquistou por duas vezes o Prêmio BNB – Banco do Nordeste de Jornalismo e foi finalista dos prêmios nacionais da ANDI – Agência Nacional dos Direitos da Infância e Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com reportagens que apresentaram os avanços do Estado da Paraíba em educação, economia e desenvolvimento humano. Recebeu votos de aplausos da Câmara Municipal de João Pessoa, por duas vezes, e da Câmara Municipal de Fortaleza (CE) por reportagens de cunho investigativo.

Andréia é editora do portal de notícias Paraíba Total, o primeiro do estado com conteúdo exclusivo de economia, mercado, negócios, carreira e empreendedorismo. Criado em 2013, o veículo sempre busca pautas destacando a Paraíba e todo o seu potencial de inovação, captação de empresas, atração de investimentos e geração de emprego e renda. Pelo Paraíba Total, Andréia também conquistou o Prêmio Sebrae de Jornalismo, com reportagem multimídia sobre empreendedorismo, e montou um dossiê pelos 10 anos da morte do economista paraibano Celso Furtado, que ganhou reconhecimento, com premiação local pela AETC, e nacional, por meio do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.

Andréia também contribuiu como servidora pública do Estado na função de diretora de Jornalismo da Secretaria de Estado da Comunicação da Paraíba. Após isso, enveredou para a área empresarial, como empreendedora. Atualmente, é diretora da Viváss, agência de comunicação estilo “boutique” com foco em assessoria de imprensa e relações públicas customizadas, criada por ela há 5 anos. A Viváss é a primeira agência paraibana classificada no catálogo do Sebrae Paraíba como negócio criativo. Em sua experiência como assessora e gestora de equipes, Andréia já trabalhou em campanhas políticas, festivais de música, grandes eventos de turismo, campeonatos esportivos e ações corporativas.

É ainda uma das fundadoras do FMN – Fórum das Mulheres de Negócios da Paraíba, associação sem fins lucrativos que visa o empoderamento feminino e o fomento de negócios e capacitação da mulher empreendedora no estado, nos mais diversos setores. Andréia também é membro da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo -seccional Paraíba e da API – Associação Paraibana de Imprensa, que atua como diretora.

Mineira de Juiz de Fora, Andréia recebeu o Título de Cidadã Pessoense, oferecido por unanimidade pela Câmara Municipal de João Pessoa, em 2016.

Agência ALPB

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.