ALPB sedia evento sobre gestão pública promovido por alunos da UFPB

0

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) sediou, na tarde desta terça-feira (2), o “2º Papo de Públicas”, produzido pelos estudantes do Curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento aconteceu no “Auditório João Eudes da Nóbrega” e reuniu gestores públicos, professores e estudantes, sob a coordenação geral de Gabriel Vittor Rodrigues Gonçalves.

Sobre o evento, Gabriel explicou que o “Papo de Públicas” foi criado para oferecer palestras com profissionais experientes e egressos do curso de Gestão Pública e busca inspirar e motivar os estudantes a se envolverem mais ativamente em atividades acadêmicas e extracurriculares relacionadas à área, com o objetivo de ampliar a visão sobre o campo de atuação”. Através das palestras, ainda de acordo com ele, o evento visa apresentar aos discentes a diversidade de oportunidades de atuação na Gestão Pública, mostrando as diferentes carreiras e desafios que podem encontrar após a graduação.

A ouvidora da ALPB, Arlenilde Correia de Aguiar, fez a saudação aos participantes de evento, em nome do Poder Legislativo Estadual, destacando a importância da parceria entre a “Casa de Epitácio Pessoa” e a UFPB. “É uma honra imensa. É uma alegria muito grande estar aqui representando essa Casa Legislativa na abertura desse evento que é realizado pelos estudantes de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba. Estamos aqui, seguindo com muita honra e muita alegria essa nossa parceria, continuando nossas discussões. A Ouvidoria da Assembleia vai estar sempre aberta, como também a Secretaria Legislativa e todos que fazem a Mesa diretora, através do presidente Adriano Galdino, que recebe esse evento com muita alegria e a compreensão da importância desse debate”, disse.

O professor Flávio Perazzo, coordenador do Curso de Gestão Pública da UFPB, destacou a importância da realização do evento na ALPB. “O curso está em funcionamento já desde 2010 e a gente precisa ocupar espaços, a gente precisa ter mais reconhecimento e essa é uma oportunidade bastante interessante dos alunos interagirem com o Poder Legislativo, trocar ideias sobre ações públicas. Então, vejo de uma maneira bastante positiva essa interação e essa oportunidade que a gente também estar aqui hoje. Nós vivemos já há algum tempo de muita contestação sobre a ação governamental, sobre que focos deveriam ter as políticas. E a gente tem a oportunidade no curso de fazer a formação desse pessoal que vai ocupar os espaços na administração pública para que possa pensar no melhor funcionamento do Poder Público, seja de qualquer esfera de atuação que os nossos estudantes estão ocupando seus espaços”, explicou.

Os estudantes ressaltaram a troca de experiências como um dos fatores mais importantes da discussão. Para Irismar Maria, “o evento tem uma importância gigante, principalmente no campo de políticas públicas”. “Aqui a gente consegue discutir os avanços que o setor público pode ter no campo da sustentabilidade, que é o tema principal desse evento”. Já o estudante Francisco Azevedo destacou a oportunidade para os alunos do curso “terem uma melhor dimensão de como debates importantes como a sustentabilidade se inserem em vários setores da estrutura de governança da Paraíba”. “O mais importante deles, a gente pode falar, sem dúvida é o Poder Legislativo. Isto que está ocorrendo na Assembleia Legislativa da Paraíba é muito importante para possibilitar aos estudantes do curso essa troca de experiências e mostrar aos deputados, aos gestores públicos atuais, que nós temos muito a oferecer”, finalizou.

O diretor-presidente da Cagepa, Marcus Vinícius, que participou da mesa dos trabalhos, disse que tratar de temas de sustentabilidade, de gestão pública, faz parte da trajetória de uma empresa pública. “Esse tema, para nós, é extremamente importante porque diz respeito a própria sobrevivência daquilo que é a própria missão da empresa: tratar, coletar e expor água potável para a população, coletar o esgoto, tratar o esgoto e devolver ao meio ambiente da forma correta”, declarou.

A professora Elia Elisa, do Departamento de Relações Internacionais da UFPB, que ministrou palestra sobre “O Papel da Política, Baseado em Evidências Científicas”, disse que a discussão de temas dessa natureza, no âmbito do Poder Legislativo, é de fundamental importância para aproximar a Academia e a sociedade civil do “mundo dos tomadores de decisões”. “Então, você traz alunos para esse contexto, onde se discutem ideias, onde se debatem ideias que são tão importantes para a agenda pública e a agenda política. Eu acredito que esse tipo de evento aqui ele soma, visando melhores políticas”, observou.

A secretária estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, também realçou a importância do evento no contexto do aprendizado dos alunos do Curso de Gestão Pública, “que estão atentos ao que nós estamos vivendo atualmente e, sobretudo, jovens que buscam se capacitar cada vez mais para integrar esse mercado de trabalho que exige muito da gente”.

Transmissão na TV Assembleia

A cobertura completa do “2º Papo de Públicas” será exibida no próximo sábado (02) pela TV Assembleia, que pode ser assistida em sinal aberto digital por meio do canal 8.2 (João Pessoa, Campina Grande, Catolé do Rocha, Matureia, Patos e Cajazeiras), ou ainda pelos canais NET TV (canal 11) e 340.2 na Sky, GVT e Claro. O evento realizado nesta terça-feira (27) será transmitido na íntegra. Quem estiver em outros estados ou países poderá acompanhar a programação través do Youtube da Assembleia (@LegislativoPB).

Foto: Aguinaldo Mota/Agência-ALPB

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.