Especialista explica como traçar estratégias para inscrição do SiSU 2024

0

Milhares de estudantes estão em contagem regressiva para receber a nota do Enem, que será divulgada pelo Inep nesta terça-feira (16) e é decisiva para a entrada no ensino superior. Para os candidatos que almejam uma vaga em uma universidade pública, o momento é de preparação para o processo de seleção mais abrangente das instituições públicas do país: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que acontece entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2024.

O programa do governo abrange a maioria das instituições públicas do país, com mais de 260 mil vagas em 128 instituições, incluindo a Universidade Federal da Paraíba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/sisu) . Os candidatos devem usar a nota do Enem 2023 para participar da seleção e os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 30 de janeiro.

Para participar do SiSU, os estudantes não podem ter zerado a redação e treineiros não são aceitos. Os estudantes podem selecionar até duas vagas, que podem ser alteradas no sistema até às 23h59 do dia 25.

O Coordenador Pedagógico do ISO Colégio e Cursos, Adriano Silveira, aponta algumas estratégias para os candidatos que vão usar a nota do Enem no SiSU. A principal dica do especialista é: tenha bem definido o curso que deseja cursar e a instituição onde pretende ingressar na vida acadêmica. Segundo ele, os candidatos devem ficar atentos a algumas novidades no edital deste ano. Afinal, o SiSU terá uma única edição e não abrirá um novo processo no meio do ano. “O candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso dependerá da classificação do candidato no curso pretendido. Ele concorrerá às vagas disponíveis no ano inteiro com uma única inscrição,” explica.

“Além disso, os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital” , acrescenta.

Nota de corte

Durante o período de inscrições, os candidatos devem acompanhar a nota de corte, que é a pontuação mínima para ingressar no curso escolhido. O cálculo é feito uma vez por dia, levando em consideração o número de vagas disponíveis e a quantidade de candidatos concorrendo.

Os candidatos podem conferir a nota de corte e a posição parcial na área de boletim de acompanhamento na página do SiSU. Adriano reforça que, apesar de ser usada como uma referência para o candidato, a nota de corte não é uma garantia de classificação. “A pontuação não é calculada em tempo real e é modificada diariamente de acordo com a nota dos inscritos”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.