Operação da PF cumpre mandados contra empresas de seguros fraudulentas, em CG

0

Polícia Federal deflagou, na manhã desta terça-feira (27), a “Operação Seguro Pirata”, em Campina Grande, na Paraíba, e em municípios de Pernambuco.  Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal.

Ao todo, participaram 52 policiais que se deslocaram para os municípios de Campina Grande/PB, Caruaru/PE, São Caitano/PE e Cachoeirinha/PE.

As investigações iniciaram em 2021, quando a Polícia Federal em Campina Grande recebeu notícia de crime relacionada a prática de conduta de oferecimento de serviço de proteção veicular que, em verdade, seria seguro de bens.

Segundo a Polícia Federal, os investigados teriam constituído associações civis voltada ao oferecimento de seguro comercial utilizando o subterfúgio de se tratar de proteção veicular violando as exigências legais.

De acordo com a PF, como forma de mascarar a participação na direção da empresa, foram utilizadas laranjas e criadas empresas que prestariam serviços terceirizados como forma de distribuir os lucros para os sócios ocultos.

Além disso, dados apontam que a empresa movimentou, ao menos, R$ 9 milhões no período compreendido entre os anos de 2017 a 2023, e possui uma carteira com aproximadamente 8 mil clientes distribuídos entre os Estados da Paraíba e Pernambuco.

Os investigados responderão pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira por equiparação, omissão de elemento exigido pela legislação e organização criminosa podendo ser condenados em até 27 anos de prisão.

O nome da operação faz referência ao caráter clandestino da atuação de empresas que oferece seguro sem autorização junto a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.