Emenda de Damásio assegura aquisição armas para Guarda Civil de João Pessoa

0

Uma emenda impositiva do vereador Damásio Franca Neto (PP) no valor de R$ 30 mil, assegurou para a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (SEMUSB-JP / Guarda Civil Metropolitana), a aquisição de sete armas de fogo para a corporação. Essas armas são pistolas Glock, semi-automáticas, modelo G25 calibre 380, que acompanha quatro carregadores para 15 tiros.

A Guarda Civil Metropolitana tem um efetivo de aproximadamente 700 homens, destes, ao menos 120 já foram selecionados por cumprirem todas as exigências e participarem de treinamentos junto à Polícia Federal para passarem a ter o porte de armas de fogo.

O vereador Damásio Franca explicou a importância em dar atenção para a segurança pública, principalmente a Guarda Civil Metropolitana que tem um papel importante em nossa Capital, auxiliando a Polícia Militar: “Essa emenda foi desde 2018 que a gente destinou para ajudar na segurança pública que é de responsabilidade do Estado, mas nós como vereador, podemos ajudar e incentivar à Guarda desta forma, destinando emendas e o resultado é esse; vamos ter mais segurança e homens capacitados para auxiliar na segurança do bem comum”, disse o parlamentar.

Já o secretário da Semusb-JP, João Almeida, comemorou e reconheceu a iniciativa do vereador Damásio em olhar para a Guarda: “Falar do reconhecimento à Guarda através da emenda do vereador nós conseguimos comprar essas pistolas, capacitamos nossos guardas através de cursos e hoje é um dia marcante da entrega dessas armas para a categoria. Em nome desses guerreiros, eu quero agradecer demais e que sirva de exemplo e entusiasmo para àquela Casa, que o que for colocado aqui para essa Guarda, será bem usado e João Pessoa ficará satisfeita com o resultado da gente”.

O porte de arma de fogo para agentes da Guarda Municipal é garantido pelo capítulo VII, artigo 16, da Lei Número 13.022 de 8 de agosto de 2014, assinado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

A Guarda Civil Metropolitana está dividida e distribuída porta toda João Pessoa em postos fixos nos órgãos da prefeitura, praças públicas e em grupos especializados como o GOTE, PELOTÃO AMBIENTAL, CICLOPATRULHA, RONDA ESCOLAR e o NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.