Procon-JP continua a oferecer ao consumidor consulta gratuita ao Serasa

0

A consulta gratuita ao Serasa continua a ser disponibilizada a quem for ao SAC da sede da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor na Avenida Pedro I, 473, Tambiá. O serviço pode ser agendado através do telefone 83 3218-5720 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, juntamente com o atendimento a ser realizado de forma presencial.

O resultado da consulta leva apenas alguns minutos após a realização do cadastro, mas, para ter acesso, é necessário o consumidor ter em mãos o original do CPF. Para as pessoas que desejem realizar a consulta para terceiros, é preciso uma procuração devidamente registrada em cartório. Em qualquer um dos casos, a consulta propriamente dita deve ocorrer de forma presencial.

Em 2020, até o mês de março, o número de consultas foi de 170 pedidos de informação. Em 2019 foram realizados cerca de 2.400 solicitações. A consulta ao Serasa traz também informações sobre a situação de dívidas, de ações judiciais, de protestos e de cheques sem fundo, deixando o consumidor ciente da situação em relação ao crédito no mercado, Em caso de se detectar algum tipo de negativação, a informação traz a data e o valor do débito.

Score – Também na consulta ao Serasa a pessoa tem acesso ao ‘score’ de sua situação financeira, que é a análise da vida da pessoa enquanto consumidor. O score é uma pontuação de confiança no mercado e em caso da pontuação baixa, isso pode determinar a não liberação de crédito, ainda que não haja nenhuma dívida pendente.

O primeiro na Paraíba – O Procon-JP foi o primeiro no Estado a oferecer esse tipo de informação ao consumidor e, no Nordeste, foi o terceiro órgão de defesa do consumidor a fechar o convênio. A Secretaria disponibiliza a consulta desde setembro de 2017 após a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com o Serasa.

Atendimentos do Procon-JP na Capital
Telefone para agendamento: 83 3218-5720
Telefone para orientação: 0800 083 2015
Email: [email protected]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.