Ana Cláudia comemora parceria entre a SEDAM, Secretaria das Mulheres e FAMUP

0 8

Na última quinta-feira (15) o Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe a publicação do edital de lançamento do selo social “Prefeitura Parceira das Mulheres”, que tem como objetivo selecionar e premiar práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, considerando o recorte étnico racial, idade, orientação sexual e identidade de gênero, deficiência e localidade; também visa estimular as gestões municipais no estabelecimento de ações intersetoriais, interseccionais e transversais, no contexto da universalidade das políticas públicas voltadas ao segmento.

O prêmio “Prefeitura Parceira das Mulheres”, criado por meio do Decreto nº 39.307, de 19 de Julho de 2019, se deu através da iniciativa da Secretaria das Mulheres e Diversidade Humana e contou com a articulação e interlocução da Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal (SEDAM), na pessoa de sua Secretária Ana Claudia Vital, com a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP).

A Secretária Ana Cláudia comemorou o lançamento do edital do selo e destacou a importância dessa iniciativa no fomento das políticas públicas para as mulheres em todo o estado.

“Nós que fazemos a SEDAM, ficamos felizes com o lançamento do Edital do Selo “Prefeitura Parceira das Mulheres”, fruto do pensamento da Secretaria das Mulheres, materializado através da parceria conosco e a FAMUP, que trás como meta o estimulo aos municípios paraibanos no que se refere ao desenvolvimento de ações e políticas públicas que atendam as mulheres em todos os cantos da nossa Paraíba, tanto no que se refere à criação de novas oportunidades de vida e de trabalho, no incentivo a participação social e política, no cuidado e na proteção a vida das mulheres. Esse é o pensamento de nós que fazemos a gestão estadual, refletida na sensibilidade do Governador João Azevedo em assinar esse importante decreto, ganha o nosso segmento e ganha toda Paraíba”, explicou Ana Cláudia.

Mais informações sobre o selo “Prefeitura Parceira das Mulheres”

As ações das gestões municipais devem integrar o contexto da universalidade das políticas públicas, na perspectiva da promoção de equidade de gênero e igualdade para as mulheres, garantidos pelos princípios dos direitos humanos. As diretrizes são: Saúde integral das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; Empreendedorismo, autonomia econômica, desenvolvimento sustentável com igualdade social; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e Promoção e apoio a arte e cultura produzida e desenvolvida pelas mulheres.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 15 de agosto e 30 de setembro deste ano, pela internet por meio da ficha de inscrição e proposta de projeto, as candidaturas deverão ser enviadas ao e-mail seloprefparceiradamulher@famup.com.br, e ou presencialmente na Rua Lauro Torres, 110, Tambauzinho – João Pessoa, sede da Famup.

A seleção dos municípios contemplados pelo edital será feita por uma comissão julgadora formada por representantes da SEMDH, SEDAM e FAMUP-PB. Cada eixo e ação terão uma pontuação específica, ficando a critério dos municípios a escolha do eixo e ação, como também da possibilidade da escolha de mais de um deste e desta. Quando realizadas em consórcios intermunicipais, todos os municípios inseridos pontuarão.

As propostas de programas, projetos e ações inscritas pelos municípios terão até o mês de dezembro do ano de inscrição para serem realizadas. A lista dos municípios selecionados para a Premiação Selo Social “Prefeitura Parceira das Mulheres” será divulgada em fevereiro de 2020, com premiação entregue durante solenidade.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.