ALPB debaterá criação do Polo Logístico de CG e sobre neurodiversidade em audiências públicas

0

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou a realização de audiências públicas com o objetivo de discutir temas como autismo e transtorno mentais, assim como a criação e instalação do Polo Logístico de Campina Grande. Durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (14) foram apreciados ainda vetos e projetos de lei.

A proposta para debater a criação do Polo Logistico de Campina Grande é do deputado Tovar Correia Lima. Já a audiência pública para debater temas relacionados à reurodiversidade é foi porposta pelo deputado Bosco Carneiro Junior.

No âmbito da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Pessoa Neurodivergente, Bosco Carneiro afirmou que, através da audiência pública, será possível discutir as lacunas nos processos do diagnóstico e tratamento de pessoas com TEA.  “Na legislação federal, a lei 12.764 institui a Política Nacional de Proteção aos Diretos das Pessoas com TEA, inclusive essa política nacional determina, entre outras coisas, a urgência no diagnóstico, na elaboração dos exames e vários outros direitos. A ALPB, como Casa do povo, também precisa acompanhar se esses direitos estão sendo garantidos”, argumentou Bosco.

O parlamentar espera ainda ouvir especialistas, profissionais e membros da sociedade civil organizada sobre o Transtorno Opositor Desafiador (TOD), que atinge 50% de pessoas neurodivergentes, termo utilizado para se referir a pessoas cujo desenvolvimento neurológico – ou alguns aspectos do seu processo neurológico – é atípico.

Já o deputado Tovar Correia Lima, espera, através de audiência pública, debater acerca da criação e instalação do Polo Logístico (porto seco) no município de Campina Grande. Tovar ressalta que “Campina Grande é um município estratégico e de referência quando se fala em logística no Nordeste e no Brasil, uma vez que tem localização estratégica privilegiada, ficando a 120 km de João Pessoa, 240 km do Recife (PE), 280 km de Natal (RN), 290 Km de Mossoró (RN), 120 km de Caruaru (PE), 300 km de Sousa e perto de outros polos regionais”.

Com a aprovação das matérias, a Secretaria Legislativa da Casa de Epitácio Pessoa irá agora estipular as datas nas quais ocorrerão as discussões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.