Prefeitura de Pedras de Fogo realiza projeto de formação continuada para professores da rede municipal de ensino

0

A prefeitura de Pedras de Fogo, por meio da secretária de Educação, concluiu, nesta quarta-feira (14), as atividades do projeto de formação continuada dos professores de educação infantil, fundamental e jovens e adultos nas disciplinas de português e matemática do primeiro ao nono ano da rede municipal de ensino.

O secretário municipal de educação, Olimpíades Queiroz, explica que o projeto IREC (Integração da Rede de Ensino para a Cidadania) é realizado em parceria com com a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) e o Núcleo de Estudos em Alfabetização em Linguagem e Matemática (Nealim) da UFPB e UEPB. O IREC começou em fevereiro e se estendeu até este mês de dezembro, com um total de 120 horas.

O seminário de encerramento aconteceu no Colégio Waldecyr Cavalcanti De Araújo Pereira e contou com a participação de todos os professores da rede municipal de ensino, professores formadores da UFPB e da UEPB.

“A proposta de formação tem como fio condutor a realidade escolar do município de Pedras de Fogo e é realizada de forma contextualizada a essa realidade, propiciando aprofundamento teórico-metodológico acerca dos conhecimentos próprios das áreas de linguagem e matemática e a reflexão das práticas efetivamente vivenciadas pelos professores”, declarou Olimpíades.

“O foco da formação são as matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que contém os conteúdos associados a competências e habilidades desejáveis para o ensino fundamental, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática”, acrescentou o secretário.

Olimpíades Queiroz ressalta ainda que dentro do projeto foram realizadas avaliações com os alunos: a primeira diagnóstica, em março; a segunda em agosto; e a última em outubro. “Essas avaliações servem para que possamos medir o desenvolvimento, aprendizagem dos alunos e, a partir das dificuldades encontradas, observadas nas avaliações, o professor faz a intervenção para que possamos desenvolver as habilidades de acordo com as necessidades de cada estudante”, observou.

O secretário finaliza que o objetivo da consolidação da implementação do projeto é tornar a educação do município de Pedras de Fogo referência para o estado da Paraíba.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.