PMJP firma parceria para melhorar genética e ampliar rebanho de pequenos criadores

0

Pequenos criadores de gado bovino de João Pessoa vão poder ter o seu rebanho ampliado e com melhorias genéticas. É isso que prevê o acordo de cooperação firmado pela Prefeitura de João Pessoa e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), que vai garantir 600 inseminações. A parceria foi lançada durante evento no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo, na manhã desta quinta-feira (11).

“Essa é a soma dos esforços do nosso programa ‘Eu Posso com’ o programa ‘Mais Pecuária’, da Conafer, e que vai dar oportunidade aos pequenos criadores de terem mais animais e bichos melhores. Isso vai gerar e distribuir melhor a renda”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

De acordo com a secretária municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, o Município abraça o programa e já firma um compromisso a mais. “Vamos mapear e identificar assim o tamanho do nosso rebanho, a saúde dos animais, onde está geograficamente alocado e com isso a gente vai poder trazer melhorias aos produtores bovinos de nossa Capital com todo o suporte aos produtores”, explicou.

O diretor da Conafer, Gerônimo Júnior, afirmou que este é o maior programa de melhoramento genético do Brasil, presente em mais de 1.500 municípios. “Além de doarmos os animais também garantimos que tenham genética apropriada: se for gado de corte vai precisar de menos tempo de criação e terá melhor adaptação da carne; se for leiteiro vai ter a dobra ou o triplo da produção de leite”, explicou o diretor da Conafer, Gerônimo Júnior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.