Secretário de Saúde diz que epidemia de gripe deve se alastrar por toda a Paraíba

0

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, confirmou nesta segunda-feira (27) que o surto de gripe que atinge cidades do Estado já era esperado. Ele afirmou que a situação já se caracteriza como uma epidemia e deve se alastrar por toda a Paraíba.

Medeiros disse que “é preciso que a população continue utilizando a máscara, distanciamento e álcool em gel, os mesmos meios de proteção da covid-19”.

Vacina não protege para variante

A vacina disponibilizada neste ano pelo Ministério da Saúde não é eficaz contra a nova variante gripal, a H3N2 Darwin. O Estado espera a disponibilização de novo imunizante, o que deve ocorrer apenas em março de 2022.

“A vacina que recenemos em abril e aplicamos em 86% da população não protege contra esse linhagem, descoberta na Austrália, temos que aguardar até o final de março, quando receberemos a nova vacina que já combaterá a nova variante”, disse Geraldo Medeiros.

Telemedicina

A Secretaria de Saúde do Estado está desenvolvendo um aplicativo para consultas em telemedicina. O Secretário afirmou que, como a maioria dos casos da gripe são leves, as consultas neste modelo devem auxiliar na epidemia.

“O Estado está criando um aplicativo para consultas em telemedicina, a maioria dos casos são leves, não há necessidade de se dirigir a Upas, a não ser se a pessoa apresenta algum fator de risco associado ou desconforto respiratório”, declarou.

WSCOM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.