TV Assembleia exibe nesta sexta documentário sobre comunidade cigana de Sousa

0

A TV Assembleia, emissora oficial do Poder Legislativo Paraibano, exibe nesta sexta (28), às 20h, o documentário Povo Cigano de Sousa – O Direito em Suas Mãos, produzido pelo Ministério Público Federal (MPF) em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Ciganos.

Com duração de 25 minutos, o vídeo mostra os resultados de um projeto de intermediação de políticas públicas desenvolvido pelo MPF em favor da comunidade cigana da etnia Calon, localizada em Sousa, no Sertão paraibano. Denominado de Regularização Fundiária e Intermediação de Políticas Públicas aos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado da Paraíba, o projeto visa intermediar o atendimento às reivindicações dos povos e comunidades tradicionais paraibanas, com atenção especial, nesse momento, aos ranchos ciganos de Sousa.

A Paraíba é um dos estados que mais acolhe povos ciganos no Brasil. Além dos quatro ranchos ciganos localizados em Sousa, na região do Alto Sertão do estado, considerados a maior comunidade estacionária de etnia Calon no nordeste brasileiro, há também comunidades fixadas de ciganos nos municípios de Condado (PB) e Patos (PB).

O MPF acompanha a situação dos ciganos calons na Paraíba, pelo menos, desde a década de 90, em que foi instaurado o primeiro inquérito civil para apurar as violações aos direitos e interesses dos ciganos no estado nordestino.

Exibição

O telespectador pode acompanhar a TV Assembleia no Canal 8.2 (TV aberta Grande João Pessoa, Campina Grande, Patos e Região), pelo canal 11 na Net e 340.2 na Sky, GVT e Claro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.