Dentista alerta para riscos de contaminação pela boca

0

Durante a pandemia do coronavírus, temos focado na higienização das mãos, utilização de máscaras, limpeza de objetos para evitar a propagação da Covid-19. Muitos acabam esquecendo os cuidados com a higiene bucal, sendo a boca uma das principais portas de entrada para uma série de doenças. Manter os cuidados com a boca reduz, por exemplo, problemas pulmonares que tornam a Covid-19 ainda mais perigosa.

A cirurgiã-dentista do Sistema Hapvida, Natália Lima, lista os cuidados necessários e afirma que os dentes são o cartão de visita de qualquer pessoa e podem ser porta de entrada para vários processos infecciosos. “Os dentes são extremamente importantes para uma correta mastigação, para fonação, ou seja, para pronunciar as palavras”, explica.

A especialista destaca que a maioria das doenças bucais podem ser tratadas e prevenidas com bons hábitos de higiene bucal, sendo estes a escovação, que deve ser feita três vezes ao dia, atentando para que a escova chegue a todos os dentes e em todas as superfícies dentárias. “É necessário também lembrar de escovar a língua e fazer o correto uso do fio dental, pois ele chega em locais que a escova dental não alcança”, lembra.

Além disso, a dentista Natália Lima alerta para os cuidados preventivos com a saúde bucal, isso porque como se sabe a maioria das doenças bucais podem ser evitadas com a correta higienização, a boa escovação, o uso do fio dental, e a consulta regular com o dentista.

Confira as dicas para higiene bucal da cartilha “Orientação odontológica em tempos de Covid-19”:

1.    Antes de realizar a higiene bucal, é importante sempre lavar as mãos até a metade do pulso e entre os dedos, por no mínimo 20 segundos;
2.      Use escova e fio dental;
3.   Se alguém em casa estiver com sintomas da Covid-19, não compartilhe pasta dental, toalha e não mantenha a escova no mesmo ambiente;
4.      Limpe a língua;
5.      Use enxaguante bucal.

Sobre o Sistema Hapvida – Com mais de 6,7 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 36 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 45 hospitais, 191 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Assessoria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.