Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre a importância da higienização das mãos

0

No dia Mundial da higienização das mãos, 15 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura Municipal de João Pessoa, orienta sobre a importância dessa prática, que é a forma mais simples e eficaz de evitar contágio e disseminação de doenças, como a da Covid-19.

Segundo o diretor de epidemiologia da SMS, Daniel Batista, o hábito de lavar as mãos pode salvar muitas vidas e evitar que a epidemia de coronavírus se agrave.

“Com a epidemia global de Covid-19, lavar as mãos é mais do que nunca uma atitude de saúde pública. Todos nós temos a responsabilidade de manter a higiene pessoal para evitar o contágio de outras pessoas. Lavar as mãos é uma forma eficiente de fazer isso”, destacou Daniel.

A orientação é de obrigatoriedade na lavagem das mãos, antes e depois das refeições, após o uso do banheiro, ao espirrar ou tossir, tocar em notas de dinheiro. Mesmo sendo um hábito rotineiro, poucos sabem como lavar as mãos do jeito certo.

A lavagem das mãos deve acontecer de acordo com as superfícies com que a pessoa entra em contato e durar pelo menos um minuto. A Covid- 19 é um vírus que se transmite tanto da forma respiratória por gotículas, como por contato pessoal, então, se a pessoa não estiver higienizando as mãos de forma correta pode estar passando para outras pessoas, através de abraço, do beijo, do aperto de mão.

Veja o passo a passo:
– Umedeça as mãos na água – O primeiro passo é evitar contato com a torneira da pia. Por ser de uso coletivo e contínuo ela pode estar contaminada. Mas como abrir a torneira de forma segura? Se for automática é só baixar o topo com o antebraço ou cotovelo. Se for giratória, abra com a ajuda de um papel toalha, assim não há contato com os dedos. Não esqueça de retirar anéis, pulseiras e relógio.

– Use um sabonete antibacteriano: Além de remover as impurezas da pele, lavar as mãos com sabonete ajuda a eliminar bactérias e diminui as chances de transmissão de doenças e infecções.

– Ensaboe as palmas das mãos: Aplique o sabonete antibacteriano na palma de uma das mãos em uma quantidade suficiente para lavar todas as partes das mãos, incluindo a interna, externa, dedos, dorso, unhas e pulso. O processo deve ser feito de forma lenta, com movimentos circulares.

– Lave os pulsos: Os punhos também precisam ser lavados, porque sem querer podem acabar encostando em superfícies e objetos. Para isso, enlace um dos pulsos com as mãos e faça movimentos giratórios. Repita o processo na outra mão.

– Esfregue as costas das mãos: Esfregue a palma de uma das mãos contra o dorso da outra e faça movimentos de vai e vem. Nesse momento, você já pode começar a limpeza da parte interna dos dedos. Além dos vãos, esfregue a superfície interna e externa de cada dedo. Para intensificar a higiene, faça movimentos de vai e vem em cada dedo, inclusive os polegares, repetidas vezes.

– Não deixe as unhas de fora: Dentro das unhas se acumulam muitos germes que facilitam a proliferação de fungos, aumentando o risco de infecções. Para mantê-las limpas, friccione-as no centro da mão esquerda contra a palma da mão direita, fazendo movimento circular, e depois troque as mãos.

– Retire o sabão das mãos: Para retirar o sabonete das mãos, use um papel toalha para abrir a torneira ou aproveite a espuma do sabonete para lavá-la. Incline as mãos para cima (primeiro a parte interna e depois a externa). Assim o sabonete alcança uma parte do antebraço, aumentando a proteção. Seque as mãos com papel toalha e descarte no lixo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.