Pesquisa aponta que 52,61% advogados paraibanos são contra suspensão dos prazos processuais

0

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realizou pesquisa, entre os dias 04 e 17 deste mês, para ouvir a opinião da advocacia paraibana acerca da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de suspender os prazos processuais em todo o país até o dia 30 de abril, em razão da pandemia do coronavírus.

Ao todo, 880 advogados participaram da pesquisa disponibilizada no portal da OAB-PB, com duas indagações. Na primeira pergunta (Você é a favor do retorno dos prazos processuais nos processos eletrônicos), 463 (52,61%) advogados responderam “Sim”, defendo que os processos eletrônicos precisam seguir. Outros 379 (43,06%) disseram não, que é melhor continuar com a suspensão geral. Ainda não tenho opinião formada sobre o assunto somou 4,31% (38 votos).

Na segunda pergunta (Se houver a retomada dos processos eletrônicos, você acredita que poderia ter uma maior flexibilidade na prática dos atos processuais e no exercício das suas atividades profissionais?), 486 advogados (55,22%) votaram Sim, entendendo que a retomada dos processos eletrônicos poderia evitar o acúmulo de trabalho e proporcionar renda. Outros 394 advogados (44,77%) votaram Não, por acreditarem que muitas demandas exigem contato presencial entre cliente e advogado, aumentando risco de contágio.

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, que o principal objetivo da pesquisa é mensurar a opinião da advocacia, por meio de porcentagem e da resposta descritiva, para que possíveis ações possam ser tomadas diante dos resultados apresentados

Paulo Maia acrescentou que, nesta segunda-feira (20), o resultado da pesquisa na Paraíba será encaminhado ao Conselho Federal da OAB. “Importante ouvir a advocacia paraibana, que participou ativamente da construção conjunta dessa solução para a advocacia e a sociedade”, afirmou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.