Setores de energia e saneamento têm potencial para ampliar contingente de beneficiados pelo Cadastro Positivo na Paraíba

0

O governador do estado, João Azevêdo, reúne-se em João Pessoa, com Elias Sfeir, presidente da ANBC, para falar sobre a implantação do programa na Paraíba, que tem 72,5% de sua população economicamente ativa no banco de dados

O Cadastro Positivo, base de dados instituída por lei com o objetivo de auxiliar na avaliação de risco na concessão de crédito por meio de informações positivas, e que reúne o histórico de pagamentos e obrigações financeiras de empresas e consumidores, atinge em média cerca de 84% da população brasileira. O número equivale a 160 milhões de registros únicos, de acordo com dados da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).

Alguns estados, no entanto, têm potencial para ampliar o contingente de consumidores e empresas no banco de dados, aumentando assim o número de beneficiados pela iniciativa. Em vigência no modelo de adesão automática desde 9 de julho de 2019, o Cadastro Positivo permite que os credores tenham uma avaliação de crédito levando em conta o histórico de pagamentos de pessoas físicas e jurídicas que solicitam crédito, viabilizando a oferta de condições de crédito mais adequadas a cada perfil e em condições mais justas.

É o caso da Paraíba, que hoje tem 72,5% de seus habitantes entre 18 e 70 anos no Cadastro Positivo – porcentagem em linha com boa parte dos estados da região Nordeste.

O aumento no volume de registros tende a ocorrer por meio da inclusão das informações dos setores de energia, em plena implantação e que pode inserir até 75 milhões de registros, e de saneamento, com capacidade para incluir até 55 milhões de registros à base de dados em todo o país, segundo levantamento da ANBC.

“A importância da entrada de novas fontes de dados pode ser exemplificada pelo setor de telecomunicações, cuja inclusão resultou em 15 milhões de novos registros de pessoas físicas e jurídicas, complementando as informações recebidas na primeira onda do programa, relativa às instituições financeiras. Muitas pessoas e empresas estão no cadastro de usuários dessas concessionárias e são invisíveis para credito”, pontua Elias Sfeir, presidente da associação.  

Para engajar e apoiar os setores de energia e saneamento na aderência à lei e na extensão dos benefícios do Cadastro Positivo, a ANBC vem trabalhando em uma extensa agenda de ações envolvendo concessionárias públicas e privadas, governos e associações de todo o país. Como parte desta iniciativa, o presidente da entidade reuniu-se nesta quinta-feira (02) em João Pessoa, com o governador do estado, João Azevêdo. Também participaram do encontro Ainda stiveram presentes na reunião, José Lopes da Silva Neto (Presidente da FCDL-PB), Robério Arnaud (Vice-Presidente da FCDL-PB), Ana Rita Mello (Gerente Administrativa da FCDL-PB), Miguel Cascudo (Advogado da FCDL-PB) e Ruy Dantas, (Presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade -PB).

Desde o início da jornada com foco em saneamento, a entidade participou da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan). A associação também promoveu iniciativas nos estados de São Paulo, além de Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Ceará, Bahia, Pará e Amazonas. Ainda neste mês, a ANBC retornará aos estados de baixa participação para avançar o benefício econômico-social do Cadastro Positivo, como avaliação de crédito mais justa, promoção da inclusão financeira e potencial redução da inadimplência.

CADASTRO POSITIVO – 160 mi de registros

Sobre a ANBC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A ANBC congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no país e é uma das entidades fundadoras do Fórum Empresarial LGPD. Também é membro de associações internacionais para promover as melhores práticas do setor como a Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), que reúne 39 birôs de crédito do mundo, e a Associação Latino-Americana de Birôs de Crédito (ALACRED), é membro ainda do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Economia (FPMPEs).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.