Documentários sobre a atuação feminina nas artes visuais são exibidos gratuitamente na UFPB

Exibições são no Cinema Aruanda e fazem parte da programação da Semana das Mulheres Artistas na UFPB.

0

Cinco documentários sobre a atuação feminina nas artes visuais vão ser exibidos gratuitamente a partir desta segunda-feira (2) como parte da programação da Semana das Mulheres Artistas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As exibições vão até a sexta-feira (6) e as sessões são no Cinema Aruanda, que fica dentro do campus I, em João Pessoa.

Segundo o organizador do evento, o professor Gabriel Bechara Filho, o foco das exibições é evidenciar a trajetória do universo feminino na pintura, escultura e nas artes plásticas. “Vamos focar nas obras de artistas visuais, notadamente as pintoras e escultoras, por meio de filmes recentes e produzidos fora do Brasil sobre o papel da mulher na história da arte. Algo que tem sido valorizado hoje em museus e cinemas”, destaca.

A abordagem do evento apresenta nomes pouco conhecidos como forma de dar visibilidade aos pesquisadores e profissionais do campo das artes. “Resgataremos artistas esquecidas e que foram subestimadas, mas são relevantes na história da arte. Preocupamos-nos em trazer esses filmes para que o público conheça, direcionando especialmente a pesquisadores que trabalham com a temática”, diz.

Confira a programação das exibições:

 

  • Segunda-feira (2) – 19h – “Mulheres pintoras, quatro séculos de luta”, de Manuelle Blanc (2015). Áudio em francês, legendas em português.
  • Terça-feira (3) – 19h – “Sculptrices ni muses, ni modeles”, de Emilie Valentin (2018). Áudio em francês, legendas em inglês.
  • Quarta-feira (4) – 19h – “Impressions Morisot”, de Monique Quintart (2016). Legendas em espanhol
  • Quinta-feira (5) – 19h – “4 X Paris: Paula Modersohn Becker”, de Corinna Belz (2016). Áudio em francês, legendas em inglês.
  • Sexta-feira (6) – 19h – “Peggy Guggenheim. La collectionneuse”, de Lisa Immordino Vreeland (2015). Áudio em inglês, legenda em francês.

 

Fonte: G1PB

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.