Vigilância Ambiental alerta população para importância do descarte correto de pneus

0

A Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza diversas ações para combater a proliferação do Aedes aegypty e minimizar os agravos causados pelo agente transmissor de doenças como dengue, a zika, a chikungunya e até a febre amarela. Nesse sentido, o serviço alerta a população para a importância do descarte de pneus, que, se feito de maneira errada, pode virar criadouros para mosquito.

“O Aedes aegypti prefere o ambiente úmido para colocar seus ovos, estamos vivendo um momento de constantes chuvas na nossa Capital e o pneu descartado de qualquer forma na natureza acaba virando um ótimo criadouro para o mosquito colocar suas larvas, por isso é tão importante que a população tenha consciência na hora de descartar os pneus”, explica o Gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes.

No Brasil, a resolução nº 416, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), no Art. 1° prevê que “os fabricantes e os importadores de pneus novos, com peso unitário superior a 2kg, ficam obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis existentes no território nacional”. Em João Pessoa, comerciantes que tiverem grande quantidade de pneus, podem acionar a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) para o recolhimento dos itens. O contato deve ser feito pelo número: 0800.083.2425.

“É importante destacar que o descarte responsável dos lixos e pneus é fundamental para combater o Aedes aegypty, mas também para minimizar os danos causados ao meio ambiente, como a poluição nas ruas, terrenos baldios e até nos rios”, conclui Nilton Guedes.

Sintomas – Os sintomas do zika vírus são de febre baixa ou ausência de febre, manchas pelo corpo, dores nas articulações, edemas (inchaço) nas articulações, principalmente mãos, e coceira um ou dois dias após início dos primeiros sintomas. Ainda pode aparecer vermelhidão nos olhos, sem coceira ou ardor.

Com relação à dengue, os sintomas são de febre, dores musculares por todo o corpo e sensação de prostração. Na chikungunya, há febre alta (geralmente maior que 38ºC), dores e edemas nas articulações.

Atendimento – Quem apresentar os sintomas de uma das doenças deve procurar sua Unidade de Saúde da Família. Em casos mais graves de dengue, em que há dor abdominal intensa e contínua, é preciso buscar assistência em uma porta de urgência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou em hospitais credenciados como São Vicente, Nova Esperança e Edson Ramalho, além do pronto-atendimento do Ortotrauma, em Mangabeira.

Participação Popular – Quem souber de localidades com possíveis focos do Aedes aegypti, pode denunciar por meio dos telefones 0800-282-7959 ou 3214-5718. Os usuários também podem fazer a denúncia através do e-mail [email protected].

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.