Micro e Pequenas Empresas são responsáveis por 55% dos empregos com carteira assinada

0

O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado no último dia 05, reforça a importância fundamental das micro e pequenas empresas (MPE) para o desenvolvimento econômico e social do país. No Brasil, as MPEs representam 99% do total de empresas privadas, ou seja, 14 milhões de empreendimentos. Esses negócios empregam 55% do total de trabalhadores com carteira assinada e são responsáveis por 27% do PIB.

“Acreditamos que o empreendedor é a força que move este país. Uma prova é a geração de empregos pelos pequenos negócios. Todos os meses, são essas empresas que despontam como principais geradoras de ocupação e renda”, enfatiza o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Na Paraíba, os Dados da Receita Federal indicam que o número de pequenos negócios – que inclui microempreendedores individuais (MEI’s), micro e pequenas empresas – cresceu 25,5% em três anos, com 33.731 novas pequenas empresas neste período, especialmente no comércio varejista e nos serviços de alimentação, beleza, turismo, saúde e bem-estar.

Mas grande parte das pequenas empresas fecha as portas em menos de um ano, segundo dados do Sebrae, principalmente por falta de lucro da operação, falta de capital de giro e porque os pequenos empresários não sabem precisar se o negócio tem lucro ou prejuízo.

Tecnologia a favor dos pequenos

Diante dessa deficiência, os empreendedores paraibanos têm buscado alguns sistemas e plataformas de gestão online, fáceis de operar e com preços acessíveis, para auxiliar, automatizar e organizar seus processos.

É o caso da Abracadabra Consultoria, sistema online desenvolvido na Paraíba, criado para automatizar processos e gerar relatórios de informação e viabilidade financeira. Com foco em quem busca abrir um novo negócio, a ferramenta auxilia os empresários a entenderem melhor a viabilidade financeira da nova empresa.

“É um sistema no qual os usuários podem acessar os serviços e tirar dúvidas online, com custos relativamente baixos, já que a assinatura de três meses tem o valor de 97 reais. Uma consultoria tradicional, por exemplo, gira em torno de 2 a 3 mil reais”, explica Bruno Cruz, desenvolvedor do projeto.

E para quem já tem o seu negócio e quer uma gestão financeira mais eficiente, a startup paraibana YpControl oferece uma plataforma inteligente que permite o controle de fluxo de caixa, conciliação bancária, gestão de custos, gestão de cobranças e emissão de notas fiscais integrada. A plataforma tem baixo custo, com planos mensais a partir de R$ 49,90, e as informações podem ser acessadas de qualquer lugar pelo computador ou celular.

“É comum os gestores de pequenos negócios negligenciarem a gestão financeira pelo fato de acumularem muitas funções. Com isso, muitas vezes, demoram a perceber problemas que podem levar a um endividamento e até fechamento da empresa. Focamos na saúde financeira e desenvolvemos a plataforma para auxiliar micro, pequenas e médias empresas”, explica, Cláudio Piomonte, criador do YpControl.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.