ALPB aprova mais de mil matérias em dois meses de trabalho remoto

0
Oferecer respostas rápidas e soluções para o enfrentamento do novo coronavírus na Paraíba, além de buscar estratégias de apoio a empresas e geração de empregos. Esse tem sido o maior esforço da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) durante a pandemia. Desde o início do isolamento social no Estado, em 17 de março, a Casa vem elaborando, debatendo e aprovando medidas por meio de encontros por videoconferência. Até o dia 27 deste mês, pouco mais de dois meses de sessões remotas, a ALPB soma 1.225 matérias aprovadas.

Para se ter uma ideia, em um mês de debates remotos, foram 482 matérias. Nos 30 dias seguintes, esse número é quase três vezes maior, o que representa uma média de quase 20 matérias aprovadas diariamente, entre decretos, vetos, medidas provisórias, projetos de Lei, projetos de resolução e requerimentos.

Entre as iniciativas da Assembleia, está a aprovação da lei 11.685/20, com repercussão nacional, que obriga os hospitais paraibanos a fornecerem informações diariamente às famílias de pacientes com Covid-19. Desde o dia 12 deste mês, os hospitais públicos, privados ou de campanha, ao receberem pacientes infectados por covid-19 deverão, obrigatoriamente, preencher no momento da entrada no centro médico, formulário que contenha dados de, ao menos, 1 (um) familiar ou pessoa próxima, para que receba informações acerca da situação clínica do paciente.

Outra lei importante é a 11.686/2020, denominada de “Fila Zero”, que proíbe hospitais públicos e privados de recusar pacientes, quando houver decretação de estado de calamidade pública em razão de epidemias, pandemias e endemias. A Lei foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado no dia 13 deste mês. A lei foi considerada relevante pelo Senado, que adotou a ideia e aprovou, em âmbito nacional, o uso de leitos de hospitais privados por pacientes do SUS.

No último dia 21, a ALPB aprovou também, por unanimidade, o projeto de Lei 1.731/2020, que cria o Plano Emergencial para a Proteção de Pessoas em Situação de Rua. O projeto, elaborado pelo Instituto Projeto Público e assumido pelo presidente da ALPB, Adriano Galdino, delega aos municípios a implantação de medidas preventivas à propagação do novo coronavírus (Covid-19) entre a população em situação de rua.

As medidas apresentadas no texto, 222 no total, têm como base diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua e os tratados internacionais sobre a defesa dos direitos humanos. O texto aguarda, agora, a sanção do Poder Executivo Estadual.

Segundo o presidente Adriano Galdino, os números comprovam o engajamento dos deputados estaduais, que têm atendido às convocações para participar das sessões.

“Não estamos medindo esforços. O que buscamos, diariamente, é debater e aprovar soluções que melhorem a qualidade de vida da população mais vulnerável e, também, que agilizem as ações de enfrentamento à pandemia. Para isso, a Mesa Diretora tem buscado condições para que os deputados possam produzir e para que o setor administrativo possa trabalhar com agilidade, sem prejuízos, durante esse período”.

O trabalho tem contado com o esforço dos 36 deputados que estão marcando presença efetiva nas sessões e reuniões e redobrado a atenção para resolver as demandas encaminhadas para a Casa. Além dos parlamentares, a sociedade tem participado ativamente das inúmeras audiências e reuniões remotas de comissões e Frente Parlamentares, realizadas através do sistema de videocoferência. As atividades seguem as recomendações da Mesa Diretora, presidida pelo deputado Adriano Galdino.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.