Funjope apoia 5º Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB

0

Com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promove, de 12 a 20 de agosto, o 5º de Festival Internacional de Música de Câmara, que acontece, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, na UFPB, a partir das 20h.

“A Funjope acredita que esse Festival de Música, realizado no ambiente da UFPB, tem muita importância musical para a cultura musical de João Pessoa. É um Festival já consolidado e deixa marcas, inclusive, na formação de jovens músicos e também na formação de plateia, que é importante para nós que trabalhamos na questão de política de cultura”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele destacou que existe, há muitos anos, um diálogo com o professor Felipe Aquino, e com a própria UFPB e, por isso, a Fundação não poderia deixar de dar um apoio à organização do Festival. “Esse Festival deve extrapolar, na nossa perspectiva, os muros da UFPB, e se tornar uma referência na música instrumental na cidade de João Pessoa e na Paraíba”, acrescentou.

Felipe Avellar de Aquino, professor de violoncelo do Departamento de Música da UFPB, disse que o Festival faz parte de um grande projeto de internacionalização da área de música da UFPB. Para ele, é um espaço de difusão da produção artística da Pós-Graduação em Música da UFPB e de intercâmbio artístico.

“A troca de experiências artísticas com docentes de outros países é extremamente enriquecedora, estabelecendo novas parcerias e conexões acadêmicas. Além disso, um evento desta natureza abre oportunidades para nossos alunos, que se apresentam em masterclasses para os docentes convidados e, muitas vezes, se transformam em oportunidades de prosseguimento de estudos fora do País”, afirmou.

O Festival é uma iniciativa da área de Práticas Interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música, envolvendo os docentes das subáreas de piano, cordas, sopros e metais, e fomenta a produção artística docente da área de música da UFPB, fortalecendo e promovendo o PPGM. A proposta tem forte cunho pedagógico, através da realização de dez masterclasses para os alunos da UFPB e de outras instituições musicais.

O evento busca fortalecer o intercâmbio artístico com as melhores instituições na área de música do Brasil e do exterior, como parte do processo de internacionalização do Programa, trazendo importantes musicistas para a UFPB, ao mesmo tempo em que se desdobra em amplos projetos artísticos e de pesquisa, com parcerias e fomento internacional.

Convidados e parceiros – Além de instituições docentes convidadas, há parceria com a Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), que fará o concerto de abertura, sob a regência do maestro e violinista norte-americano Paul Hsung-Ling Chou, Maestro da Pennsylvania Sinfonia Orchestra.

Entre os que confirmaram presença, estão a violinista virtuose chinesa Weiwei Le e a renomada violista Kate Hamilton, ambas da University of Nevada Las Vegas, esta última co-diretora artística do Festival, além dos importantes pianistas Solungga Liu (Bowling Green StateUniversity) e David Witten (Montclair State University).

Eles se juntam a músicos da UFPB, UFPE, EMAN e conjuntos como o Sexteto Brassil, Fórmula Duo e OSUFPB para a realização do evento. Este ano são 18 formações camerísticas diferentes – entre duos, trios, quartetos e quintetos -, além da Orquestra Sinfônica da UFPB, que se apresentam ao longo de uma semana.

Música e filosofia – Este ano o Festival estabelece um diálogo entre a música e a filosofia, com a presença filósofos residentes em João Pessoa, incluindo Marcus Alves, Ana Thereza Dürmaier, Maria das Neves Franca, Gilfranco Lucena dos Santos, Marcone Pequeno, Gabriel Rezende, Rainer Patriota, Marcílio Franca e Eduardo Rabenhorst. Músicos convidados da China, Taiwan e Estados Unidos também participam.

Cada concerto é precedido por uma breve palestra que estimula as percepções entre a música e a filosofia, estabelecendo uma relação do texto filosófico com o repertório apresentado a cada noite. O site do Festival é https://festivalufpb2022.homesteadcloud.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.