João Azevêdo acompanha Caravana do Opera Paraíba em Campina Grande

Governador destaca importância da busca ativa nos bairros

0

O governador João Azevêdo esteve, nesta quarta-feira (8), na Escola Cidadã Integral Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz, no bairro das Malvinas, em Campina Grande, onde acompanhou a Caravana do Opera Paraíba nos bairros. A ação tem o objetivo de facilitar ainda mais o acesso da população ao cadastro de cirurgias eletivas já oferecidas pelo Governo do Estado nos hospitais integrantes da rede.

Além das consultas médicas e marcação de cirurgias, a população tem acesso a testes de glicemia, aferição de pressão arterial, exames laboratoriais, mamografias, vacinação, fisioterapia e atendimento odontológico. Desde segunda até esta quinta-feira, a ação itinerante está percorrendo quatro bairros de Campina Grande, começando pelo Conjunto Habitacional Aluísio Campos, e na sequência José Pinheiro, Malvinas e Pedregal. Em cada bairro são oferecidas 70 mamografias, 200 exames laboratoriais, vacinação, testagens e consultas médicas.

Em parceria com o Programa Cidadão, também são ofertados gratuitamente a emissão de documentos como RG e Carteira de Trabalho digital e fotos 3×4 para os documentos.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a iniciativa da Saúde estadual de realizar a busca ativa e chegar mais perto da população com o atendimento rápido e qualificado. “O Opera Paraíba é um programa vencedor porque mais de 22 mil cirurgias já foram realizadas e estamos levando esta ação para os bairros, onde o cidadão tem o primeiro atendimento, o acesso aos exames e é identificada se há a necessidade de cirurgia, já saindo com a data marcada do procedimento, mostrando à sociedade que o SUS funciona na Paraíba”, frisou.

A secretária de estado da Saúde, Renata Nóbrega, destacou a iniciativa exitosa da caravana que deverá ser levada a outras cidades em breve. “Essa é uma demonstração da efetividade das nossas ações, ampliadas, agora, com as buscas nos bairros. O nosso objetivo é cuidar da saúde dos paraibanos e esse modelo será estendido para outros municípios, a fim de que o maior número de pessoas tenha acesso ao atendimento”, disse.

A dona de casa Eliza Oliveira aproveitou a caravana no bairro onde mora e fez a mamografia após três anos sem realizar o exame. “Fui muito bem atendida e estou muito feliz porque tive a oportunidade de realizar esse exame que não fiz nos últimos anos”, comentou.

Desde a última segunda-feira (6), o programa Opera Paraíba começou oferecer ações de saúde nos bairros de Campina Grande. A ação já passou pelo Aluísio Campos, com o registro de mais de 500 atendimentos, e no José Pinheiro, onde mais de mil pessoas foram acolhidas pela caravana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.