Saúde promove Encontro Estadual de Doadoras de Leite Materno

0

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Banco de Leite Anita Cabral, promove, nesta sexta-feira (20), das 9h às 11h, o Encontro Estadual de Doadoras de Leite Materno, em alusão ao Dia Mundial de Doação. A reunião ocorre, simultaneamente, nos bancos de leite Anita Cabral e da Maternidade Cândida Vargas, em João Pessoa. A programação também será realizada em Guarabira, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras e Santa Luzia. Estão sendo aguardadas cerca de 50 doadoras e seus bebês.

“Será um momento em que todos os bancos e postos recebem suas doadoras. Durante a manhã, realizarão uma visita para conhecer o banco de leite e entender, desde o processamento do leite materno, até a distribuição final aos bebês prematuros. Ainda terão a oportunidade de se encontrar com as mães e bebês que receberam o leite doado por elas, no momento em que estiveram internos”, declarou a diretora-geral do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.

Thaíse explicou que bebês prematuros e de baixo peso, internos em UTI´s’, têm suas vidas salvaguardadas pela doação do leite materno de outras mães. “Conhecer o banco de leite, seu funcionamento, mães e bebês que receberam seu leite doado, tem como objetivo trazer para as doadoras o sentimento de pertencimento ao processo para que entendam como é valiosa cada gota de leite doada para transformação em um mundo melhor”, acrescentou.

O que precisa para ser doadora
As doadoras de leite materno são mulheres que amamentam seus bebês e percebem excesso da sua produção de leite. Em geral, elas entram em contato com os bancos de leite, através das redes sociais ou ligando pros hospitais. As mães podem entrar em contato pelo banco de leite mais próximo ou pelo perfil do Instagram @bancodeleite.anitacabral ou Whatsapp 83-99103-0059.

O banco de leite vai até a casa da mãe, faz o cadastro, entrega o material para doação e, passa, semanalmente, na casa para recolher o que foi coletado e conservado.

Números da doação
Em 2022, de janeiro a abril, foram coletados 2.666 litros de leite. No total, são 1.950 doadoras; 3.006 receptoras; 1.709,5 litros distribuídos; 3.301 visitas domiciliares e 34.982 atendimentos individuais.

A programação para incentivo à doação de leite materno tem como foco principal a ampliação da Rede de Bancos de Leite Humano, o aumento do número de doadoras e, consequentemente, a disponibilidade de leite humano para bebês internos em leitos de unidades neonatais.

Atualmente, são seis Bancos de Leites Humanos e 18 Postos de Coleta de Leite Humano em toda Paraíba.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.