Empresas investem em proteção de dados de usuários

0

Desde que foi criada, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe o debate sobre a proteção das informações pessoais na internet. Essa discussão não se prende só ao Brasil e empresas do mundo inteiro estão investindo para evitar vazamento de dados e ataques hackers. A grande questão é: como manter o sistema das empresas atualizado sem deixar as informações dos clientes vulneráveis?

 

Quem responde essa pergunta é Cláudio Piomonte, diretor da startup paraibana YpControl, que desenvolve um sistema de gestão financeira para micro e pequenas empresas. De acordo com ele, por não conhecerem seu funcionamento, as pessoas acham o sistema em Nuvem mais frágil, mas é exatamente o contrário. “Seus dados hoje estão muito mais seguros se estiverem guardados em Nuvem, do que se estiverem somente no seu notebook ou no seu celular”, frisou Cláudio.

 

De maneira simples, Cláudio explica que, se você mantém suas informações em um único caderno e você perde esse caderno, suas chances de recuperar as informações são mínimas. Por isso, as empresas estão investindo cada vez mais em segurança de dados, pois um sistema protegido e criptografado se torna mais seguro e uma solução viável para empresas se manterem atualizadas e modernas.

Treinamento e melhorias

 

O YpControl passou recentemente por duas consultorias justamente para se adequar a LGPD e para construir  mais uma camada de segurança que operacionalize os processos exigidos pela Lei 13.709, que impacta diretamente nas operações financeiras que utilizam dados sensíveis do consumidor final, para garantir que os dados transacionados pela plataforma não sejam capturados para outros fins que não aos que se destinam.  Elas foram financiadas pelo Banco do Nordeste, em um projeto de subvenção, por meio do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECI). “Adequamos projetos internos e vamos continuamente buscando melhorias sempre”, disse Cláudio.

 

A consultoria de Gestão de Segurança da Informação serviu para implementar melhorias e boas práticas nos processos de desenvolvimento do YpControl. Tudo isso para desenvolver um ambiente cada vez mais seguro para o usuário. “Estamos investindo para oferecer ainda mais segurança aos nossos usuários, evitando vazamentos e ataques de hackers, por exemplo”, informou.

 

O YpControl é um sistema de controle financeiro para micro e pequenos negócios que, de forma objetiva e simples, auxilia na gestão financeira, com fluxo de caixa, conciliação bancária, emissão de boletos e notas fiscais integradas, gestão de contratos, entre outras funcionalidades que ajudam na manutenção da saúde financeira dos negócios.

 

Com o novo projeto e a adequação à LGPD, o sistema está sendo transformado em um ambiente compartilhado, que agilizará a troca de informações financeiras para a análise de crédito, cadastro positivo e operações bancárias por intermédio de Open Banking e pagamento direto integrado ao PIX, aumentando a produtividade nos processos financeiros e desburocratizando a obtenção de crédito para os pequenos negócios.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.