VEREADOR: Conheça o papel e as funções desse representante político na gestão de Santa Rita

0

Escolhido pelo povo da sua cidade através do voto, o vereador é um agente político que trabalha na esfera do Poder Legislativo do Município e é o canal de ligação entre a população e a prefeitura. O vereador acompanha o cotidiano das comunidades, vê de perto suas necessidades e busca providências junto aos órgãos competentes.

Na Câmara Municipal de Santa Rita, o parlamento é composto por 19 vereadores. Cada um deles elaboram propostas que buscam trazer melhorias para a população. As sugestões podem ser apresentadas no plenário em forma de requerimentos ou projetos de leis.

Durante as sessões, as solicitações são colocadas para apreciação,discussão e votação dos demais vereadores. Quando aprovadas, as propostas são encaminhadas ao Poder Executivo, para que sejam tomadas as devidas providências.

Também é função do vereador fiscalizar a atuação do Poder Executivo Municipal – no caso, a gestão do prefeito. É dever do vereador acompanhar as ações do prefeito, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Legislativo

Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e discutem e votam matérias que envolvem todas as esferas da gestão municipal como: impostos, educação, saúde, linhas de ônibus, saneamento, melhorias no trânsito, entre outros. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.

Fiscalização

Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.

Conheça os 19 vereadores de Santa Rita

Cícero Medeiros (PP)
Aderaldo – Kinho de Lerolândia (Avante)
Alysson Gomes (PSL)
Anésio Miranda (PP)
Célio Rufino (Podemos)
Cristiane Aquino – Tiane de Berg (DEM)
Fagner Santos – Boquinha (PTB)
Francisco Morais de Queiroga (PP)
Ivonete Virginio de Barros (PP)
Jackson Alvino (PSD)
Jair Noberto – Tenente Jair (Pros)
Jardel Pereira (Avante)
Josivaldo de Santana (Republicano)
Luciano Serrano – Nininho do Bode (PSDB)
Naedson Graciano (Patriota)
Reginaldo Fidelis (PL)
Marinaldo da Silva (PSDB)
Severino Farias (Podemos)
Cássio Barbosa (PSDB)

Requisitos para se candidatar

Para se candidatar a vereador, o cidadão precisa ter o domicílio eleitoral na cidade em que pretende concorrer até um ano antes da eleição, além de estar filiado a um partido político. Além disso, precisa ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizado, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ser maior de 18 anos e, caso seja homem, ter certificado de reservista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.