Prefeitura avança na revisão do plano diretor de João Pessoa

0

A Prefeitura de João Pessoa promoveu nos últimos dias diversas atividades destinadas à revisão do Plano Diretor do Município e abriu, com oficinas de propostas realizadas durante três dias, de 24 a 26 deste mês, a terceira fase do processo de discussões iniciado em junho.

Integrantes da Equipe Técnica de Integração Municipal (ETIM) e do Consórcio João Pessoa Sustentável já haviam apresentado para um público de cerca de 300 pessoas o Diagnóstico Técnico/Comunitário da cidade, fruto das discussões entre moradores de diferentes regiões da Capital. A apresentação foi durante a audiência pública, realizada no último dia 23.

Todos os eventos, realizados no Centro de Formação de Educadores Elisa Bezerra Mineiros, em Mangabeira, foram marcados por intensa participação popular, com a presença de representantes de instituições, associações e entidades da sociedade civil que puderam debater sobre ações e obras de melhorias para a cidade.

O secretário da Participação Popular, Thiago Diniz, enfatizou que “a população é protagonista do processo de revisão, da forma mais genuína possível, apontando quais são os problemas e também as possíveis soluções”.
Já o secretário de Planejamento, José Willian Montenegro Leal, ressaltou que o processo de revisão do PDMJP “é uma construção coletiva, um momento que a cidade tem de rever conceitos e pensar seu futuro”.

Após uma apresentação da síntese do Diagnóstico Técnico e Comunitário – disponível na seção de documentos do site www.pdjp.com.br os participantes das oficinas se dividiram em três grupos de diferentes temas.

Os eixos temáticos que guiaram as discussões foram: uso do solo, meio ambiente e mobilidade. As conversas foram facilitadas por mapas e pela matriz CDP (condicionantes, deficiências e potencialidades), para a elaboração de diretrizes e propostas.

Ao final, um representante de cada grupo apresentou as principais questões abordadas. Todos os apontamentos servirão para compor a fase de propostas da revisão do PDMJP.

Marlene Souza, moradora de João Pessoa, esteve presente em uma das oficinas e espera que “esse Plano Diretor realmente dê oportunidade pra gente ter uma cidade melhor, mais cuidada”.

Josi Alves, representante do movimento dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana de João Pessoa, esteve presente na Audiência Pública e comentou: “este é um espaço para que a sociedade possa ser ouvida, fazer seus questionamentos e trazer colaborações”. E completou: “ Assim, a gestão poderá trazer políticas públicas voltadas para todos segmentos, respeitando seus anseios e necessidades”.

Jaci Guimarães, representante da Organização Inclusiva das Pessoas com Deficiência, esteve na Audiência e nas Oficinas e observou: “Sou uma pessoa que não sou muito fã de política, porém, com um pouco mais de conhecimento sobre os nossos direitos, a gente consegue avançar muito mais”.

É possível realizar contribuições a qualquer momento no site do Plano Diretor. Lá, no endereço www.pdjp.com.br  estão disponíveis documentos referentes às etapas anteriores, notícias e agenda dos próximos eventos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.