Prefeitura inicia elaboração do Plano de Ação Climática de João Pessoa

0

O prefeito Cícero Lucena deu início nesta quarta-feira (3) aos trabalhos de discussão para elaboração do Plano de Ação Climática de João Pessoa. O plano deverá ser uma ferramenta executada pela gestão pública, com um planejamento a curto, médio e longo prazos, devendo contribuir para a condução da política ambiental da cidade. O evento foi realizado no Hotel Verde Green, em Manaíra.

O evento dá início aos trabalhos de planejamento e elaboração do Plano de Ação Climática, que deve prever medidas para redução das emissões de gases de efeito estufa, medidas de adaptação e planejamento para que a cidade possa enfrentar as alterações climáticas e seus efeitos.

O prefeito destacou as diversas ações de preservação e recuperação do patrimônio ambiental de João Pessoa, que já contribuem de maneira positiva para elaboração do Plano. “Um projeto que está em andamento é a despoluição e revitalização do vale do Rio Jaguaribe, temos também a requalificação do Parque do antigo lixão do Roger, e na área de gestão estamos trabalhando para acabar com o uso do papel na Prefeitura, para que as pessoas possam dar entrada nas suas demandas via Internet e receber o resultado on-line, nos ajudando a economizar na questão do papel, economizando combustível que seria gasto no deslocamento”, explicou.

O gestor municipal ainda lembrou outros projetos que estão em planejamento que terão como base o uso de energia renováveis. “Além de outros projetos com os quais estamos trabalhando, como os parques, projetos de geração de energia renovável para toda a Prefeitura, não só para a iluminação pública, mas para os prédios, que deverão usar energia fotovoltaica e também estamos trabalhando para que o transporte coletivo seja com base na energia renovável”, concluiu.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou a importância da elaboração do Plano, que está sendo feito pela WayCarbon, Iclei e Secretaria de Meio Ambiente (Semam).  “Além das consultorias técnicas, a Semam está articulando para que todos os atores sociais, como as diversas secretarias da Prefeitura, representantes da sociedade civil organizada, universidades, pesquisadores, população em geral, se envolvam e participem na elaboração do documento, que prevê ações a curto, médio e longo prazos”, concluiu.

Plano de Ação Climática – Melina Amoni, gerente de risco climático da WayCarbon, destacou que a empresa deve desenvolver e apoiar tecnicamente a elaboração do Plano de Ação Climática durante 18 meses. Ela destacou os aspectos positivos que devem contribuir para que a cidade se mantenha ambientalmente confortável. “João Pessoa tem uma arborização urbana exuberante, uma malha de ciclovias, que contribuem para a mobilidade ativa da população e esses aspectos certamente entram no planejamento como um ativo positivo”, concluiu.

Leta Vieira, coordenadora de baixo carbono e resiliência e coordenadora do escritório Nordeste do Iclei destacou que a elaboração do Plano deve envolver o máximo de atores sociais possíveis. “São 18 meses para elaboração do documento, com muitas atividades participativas. João Pessoa sai na frente com o plano “João Pessoa Sustentável”, com o “Inventário dos Gases de Efeito Estufa” – que vão nos ajudar a adiantar o processo. Temos que pensar nos desafios que contribuem para a vulnerabilidade ambiental da cidade e planejar as ações para que se tenha um desenvolvimento econômico viável, respeitando o ativo ambiental, sem perder de vista o crescimento”, concluiu.

Durante toda a manhã o evento teve transmissão online e na parte da tarde deve continuar, só com ações presenciais, voltadas para os técnicos da Prefeitura da Capital. O Plano de Ação Climática de João Pessoa deve ser entregue em março de 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.