ENGENHEIRO CIVIL – Profissão tradicional passa por mudanças e vive desafio do crescimento econômico

0

Celebrado no dia 25 de outubro, o Dia do Engenheiro Civil reconhece a importância desses profissionais que contribuem para o desenvolvimento das cidades.

Em meio a tantos desafios, a profissão vem se transformando com as evoluções tecnológicas e com o surgimento de novas demandas do mercado de trabalho.

A retomada do setor da construção nos últimos dois anos aqueceu o mercado de trabalho. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério da Economia, nos primeiros dez meses do ano de 2020, o setor da construção civil foi responsável pela criação de 138.409 novos postos de trabalho, liderando a geração de vagas formais no país. O setor da construção civil também é responsável por cerca de 6% do PIB nacional.

O profissional de engenharia é capacitado para projetar, gerenciar, supervisionar e executar obras e construções, podendo atuar em construções urbanas, gerência de recursos prediais, estrutura e fundações, transporte e obras de saneamento.

Diretor de Obras da construtora Alliance, maior empresa do setor da Paraíba, o engenheiro Manoel Sena explica que o profissional de engenharia precisa estar em constante evolução e aprendizado.

“Além do conhecimento técnico e da gestão de pessoas no dia a dia nos canteiros de obras, hoje os engenheiros têm que estar abertos a novos conhecimentos, como a engenharia sustentável, preocupada com o uso racional de recursos, a automatização de processos e o uso de ferramentas de gestão”, explica.

Para isso, completa Sena, é fundamental a constante qualificação profissional, principalmente cursos e treinamentos relacionados às áreas de gestão de projetos, processos e negócios.

Jovens mulheres, um novo perfil nos canteiros de obras

Segundo o Censo da Educação Superior do Inep de 2019, divulgado em outubro de 2020, cerca de 37% dos formandos em cursos de graduação da área de Engenharia, Produção e Construção são do sexo feminino. Apesar de ainda serem minoria, este percentual vem crescendo ano a ano.

Dara Vasconcelos, gestora de obras da Alliance, faz parte desta mudança no perfil dos profissionais de Engenharia Civil. “Eu sempre gostei deste universo da engenharia, entender como era construir e ver um empreendimento pronto”, relembra ela.

Segundo Dara, mais do que o conhecimento técnico na área, na prática é muito importante saber lidar e gerir pessoas. “É preciso entender o funcionário, saber as suas necessidades, identificar os pontos para atingirmos as nossas metas”, reforça a engenheira, que começou na construtora como estagiária.

“Eu oriento sempre os jovens profissionais a buscarem cursos de especialização em gestão, para ter um conhecimento mais amplo daquilo que foi ensinado na universidade”, complementa Elisângela Rodrigues, também gestora de obras da construtora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.