Em sessão especial, Câmara de Cabedelo dá voz a entidades representativas de pessoas com deficiências

0

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data que reafirma as conquistas obtidas e na qual se encampam tantas outras batalhas pelos direitos dos cidadãos com deficiência. Como forma de apoiar tais iniciativas, o Poder Legislativo Cabedelense promoveu uma Sessão Especial alusiva à data, ocorrida hoje, no Plenário Luiz de Góes, na modalidade híbrida.

 

O pedido pela realização de sessão especial foi subscrito pelo vereador Edvaldo Neto (PRB) e contou com a aprovação unânime do plenário. Conforme ressaltou o edil, as datas representam a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade e da importância de realmente alcançar a dignidade que está esculpida na Constituição Federal, com ações concretas a começar pelo elementar direito de ir e vir.

“A população em geral deveria repensar as suas atitudes e tentar entender como se pode ajudar as pessoas com deficiência, e olha que nem precisa participar daquelas campanhas de doação de dinheiro, pois basta que respeite o espaço e os direitos destas pessoas”, destacou Neto (PRB).

A Sessão contou com a presença do Prefeito Municipal, Vitor Hugo Peixoto Castelliano, a primeira-dama do município, Daniella Ronconi, a Secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro e a Gerente de Atendimento da Pessoa com Deficiência, Gaby da Inclusão. Estiveram presentes ainda, o Sr. Hellosman de Oliveira Silva, Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e os atletas paraolímpicos, medalhistas de ouro, Damião Robson Souza Ramos e Luan de Lacerda Gonçalves.

Ainda participaram dos debates virtualmente, a Deputada Estadual, Cida Ramos, Dra. Socorro Mayer, Promotora de Justiça da Promotoria da Pessoa com Deficiência da Comarca de Cabedelo e Caroline Vieira, Secretária Executiva do Fórum Estadual do Direito das Pessoas com Deficiência.

O presidente em sua fala enalteceu a luta em prol de inclusão social, em prol de aceitação, dizendo: “As pessoas com deficiência querem estar incluídas em todos os setores da sociedade. Não querem que tenham pena delas. Querem apenas aceitação. Por isso hoje não é apenas um dia de comemorar, mas também de luta, porque ainda há necessidade de políticas públicas inclusivas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.