Famup e IBGE divulgaram pesquisa de informações municipais e retomada do Censo Demográfico 2022

0
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) firmou, por mais um ano, a parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para realização da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2021). A parceria foi concretizada nesta quarta-feira (8) durante reunião com o chefe da Unidade Estadual do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado Beato; com o coordenador da Comissão Municipal do IBGE, Lamartine Candeia de Andrade; e com a coordenadora da pesquisa na Paraíba, Rosane Silva Pinto de Mendonça.

Durante a reunião, o presidente da Famup, George Coelho, lembrou as parcerias realizadas com o IBGE em prol dos municípios e o fortalecimento do municipalismo. “É muito importante ter um parceiro como o IBGE. Estaremos mais uma vez unidos para que a pesquisa seja realizada da melhor forma possível com a contribuição em massa dos prefeitos paraibanos. É fundamental termos essas informações de uma forma correta para que os municípios não sejam penalizados pelas novas políticas públicas e as que já estão em vigor”, destacou.

Roberto Salgado agradeceu a parceria e disse que a Famup tem sido fundamental na divulgação para a coleta das informações junto às gestões municipais. “É importante que consigamos coletar os dados de forma correta para produzir bons indicadores. O IBGE está sempre ao lado da Famup, seja contribuindo com cursos para os prefeitos com o objetivo de prepará-los para as gestões ou para outras promoções. Continuamos disponíveis para contribuir em benefício da administração pública municipal. Agora, precisamos do apoio logístico da Famup e da sua divulgação junto aos prefeitos para que tenhamos sucesso na coleta de dados da Munic 2021”, disse.

Para a coordenadora da pesquisa na Paraíba, Rosane Silva, a Munic é uma pesquisa realizada desde 1999 nos 223 municípios paraibanos. Segundo ela, o desafio da Munic é utilizar o mesmo questionário em todos os municípios brasileiros, abordando sempre temas diferentes a cada ano. Este ano, nos temas  constarão informações da Prefeitura e do atual prefeito, recursos humanos, legislação e planejamento, sobre a covid-19, gestão municipal e sobre a Lei Aldir Blanc. “É sempre bom trabalhar com as prefeituras paraibanas pela organização na coleta das informações”, afirmou.

De acordo com Lamartine Beato, o apoio logístico da Famup e a divulgação junto aos prefeitos dizendo que o IBGE está realizando as coletas dos dados são fundamentais. “Achamos interessante a participação da Famup para fortalecer a proximidade do IBGE com os prefeitos. Estaremos coletando informações que são fundamentais para utilização e formulação de políticas públicas”, observou.

Munic – A Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Munic teve início em 1999, extensiva à totalidade dos municípios do País. Ela efetua, periodicamente, um levantamento pormenorizado de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, tendo como unidade de investigação o município e, como informante principal, a prefeitura, por meio dos diversos setores que a compõem.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.